• Carregando...

Região Sul

Entidades médicas pedem vacinação universal contra a gripe

Da Redação

Entidades médicas enviaram um pedido ontem ao Ministério da Saúde solicitando vacinação universal contra a gripe A (H1N1)para a população dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Os órgãos pedem que as novas medidas sejam implantadas a partir de 2013.

Assinaram o documento a Associação Médica do Paraná, o Conselho Regional de Medicina do Paraná, a Associação Médica do Rio Grande do Sul e o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul.

Os órgãos dizem que o pedido ocorre por causa da alta incidência de casos de gripe nos três estados: em 2012, até o mês de julho, a Região Sul do Brasil registrou 51,4% de todos os casos nacionais da doença.

O Ministério da Saúde anunciou ontem que incluirá duas vacinas no calendário básico de imunização para crianças com menos de 5 anos, a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). O governo informou ainda que fará uma campanha nacional entre os dias 18 e 24 de agosto para aplicar as vacinas. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, o objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal e reduzir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. A expectativa é atingir 14,1 milhões de crianças. "Temos um calendário complexo, com mais de 14 vacinas, cada uma com duas ou três doses. Muitos pais acham que o esquema está completo, mas não está", diz.

Crianças menores de 5 anos de idade deverão ser levadas a postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico infantil, incluindo a pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), obrigatórias a partir de agora. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente (que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite) e a dose contra a hepatite B. A VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.

Vitamina A

Menores de 5 anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação integra o programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

Segundo a coordenadora de Alimentação e Nutrição, Patrícia Jaime, 2.434 municípios das regiões selecionadas vão distribuir o suplemento. A expectativa é de que 3 milhões de crianças tenham acesso à megadose de vitamina.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a deficiência de vitamina A está relacionada a problemas como diarreia e doenças respiratórias. Cálculos da pasta indicam que aproximadamente 20% dos menores de 5 anos apresentam algum tipo de deficiência de vitamina A.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]