Um rapaz de 18 anos foi preso, na tarde de segunda-feira (6), acusado de ser autor do disparo do tiro me que matou o motorista de ônibus Rubens Cesar da Silva, de 41 anos, no mês de outubro, em São José dos Pinhais, região metropolitana. Elias Josiel Pattene Alves foi encontrado na casa de familiares, na Planta São Marcos.
Alves chegou a ser detido uma semana depois do crime e na ocasião, segundo a polícia, confessou o crime. Apesar disso, como não havia mandado de prisão, o acusado foi liberado. Desde aquela época, estava foragido.
O acusado foi preso por guardas municipais do Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Segurança de São José dos Pinhais e por agentes da Polícia Militar. Segundo informações do setor de investigações da delegacia do município, desde que foi posto em liberdade, a polícia passou a monitorar locais em que Alves pudesse se refugiar. De acordo com a polícia, o acusado trocava de endereço constantemente.
Contratado
À polícia, Alves contou que foi contratado por Marcos Ariel Krama, o Polaco, de 32 anos, para executar o motorista. Krama teria fornecido a arma do crime a Alves e pago R$ 1 mil para que o rapaz cometesse o crime.
Segundo a polícia, a execução de Silva estaria relacionada a motivos passionais. A delegacia apurou que Krama namorava a cobradora do ônibus e estaria enciumado pela conduta de Silva em relação a ela. Krama e outros três homens já estavam presos, acusados pelo homicídio.
Motorista assassinado
Rubens Cesar da Silva dirigia o ônibus da linha Bairro a Bairro, da Viação São José dos Pinhais, quando uma moto com duas pessoas parou ao lado do veículo e uma delas atirou contra a cabeça do motorista, que morreu na hora. O crime ocorreu no dia 6 de outubro, por volta das 12h40, na Rua Maria Paulina Pereira, no bairro Ouro Fino.
Cerca de 15 passageiros e a cobradora estavam no veículo no momento do crime, mas ninguém ficou ferido. A moto teria perseguido o ônibus por algumas quadras antes de parar ao lado da janela do motorista para efetuar os disparos.
Outro crime
Em novembro, um cobrador de ônibus que trabalhava em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, foi baleado durante um assalto. Marcus Vinícius Ribeiro dos Santos, de 34 anos, foi atingido por um disparo no peito e foi internado no Hospital Cajuru, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no domingo (5).
O ônibus onde ele trabalhava foi assaltado por três adolescentes na noite de 23 de novembro. Os rapazes deram voz de assalto por volta das 21 horas, quando o veículo, que fazia a linha Monte Castelo, chegou ao ponto final.



