Previsão do novo centro de convenções do Barigui: parque também ganhará novas pistas e uma passarela subterrânea| Foto: Divulgação

O parque mais antigo e frequentado de Curitiba, o Barigui, será revitalizado. O consórcio Positivo/J. Malucelli – vencedor da licitação de concessão do Centro de Eventos do Parque Barigui –, vai derrubar o antigo centro de convenções, construído em 1975, e construir um novo no lugar. O consórcio também deverá construir uma galeria que vai integrar os dois lados do parque por baixo da Rua Cândido Hartmann, além de uma nova pista de corrida.

CARREGANDO :)

Segundo Joel Malucelli, do grupo J. Malucelli, serão investidos R$ 26,4 milhões no novo centro e nas obras complementares, que incluem melhorias na sinalização, no estacionamento e na ciclovia, além de uma rotatória viária na Rua Cândido Hartmann. A previsão é de que as obras sejam concluídas em julho de 2012.

"É um parque que tem uma diversidade grande de utilidades. E o pavilhão demonstrava um desgaste. O novo terá uma areá menor que o atual, mas a forma como ele foi projetado permite uma utilização muito maior", diz Manoel Coelho, arquiteto responsável pelo novo centro de convenções. O espaço será modulável para atender diversos tipos de evento. "O pavilhão terá um vão livre de 5 mil metros quadrados. É um campo de futebol sem nenhum pilar, isso dá flexibilidade. Terá um pé direito de 10 metros e paredes divisórias movediças."

Publicidade

A integração com o parque será feita através de paredes de vidro. "Não existe nada igual em outros lugares. Normalmente, os centros de exposições são todos fechados. Aqui, quem estiver dentro vai olhar o parque. E quem está no parque vai ver o evento."

A água da chuva será reaproveitada e o espaço terá um sistema de ventilação natural. O aproveitamento da iluminação natural também vai garantir um menor consumo de energia. Paredes externas terão pontos de vegetação vertical e todo o entorno terá um novo paisagismo, respeitando as características do parque.

Outras obras

A galeria que passará por baixo da Cândido Hartmann vai facilitar a corrida dos 120 mil usuários semanais do parque Barigui, que não pre­­cisarão mais atravessar a rua. Será construída uma galeria subterrânea, com 30 metros de largura por 35 de extensão. A passagem terá iluminação, uma cascata em uma das paredes e um paredão de pedras do outro lado. As laterais se­­rão inclinadas, em forma de talude, privilegiando a iluminação natural e a ventilação permanente.

A prefeitura será responsável pelo desassoreamento do lago, por prolongar o canal existente e implantar comportas mecânicas para o controle do volume de água. A licitação para essas etapas deverá ocorrer em seis meses. O contrato de concessão por 25 anos do centro de eventos foi assinado ontem pelo prefeito Luciano Ducci e por representantes do consórcio vencedor.

Publicidade