• Carregando...

Situação dos voos da TAM no Paraná

Cinco voos da TAM foram cancelados em aeroportos do Paraná nesta segunda-feira. Desses, dois voos da companhia que deveriam pousar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, tinham sido cancelados nesta manhã, por volta das 12h30.

Um deles saiu do aeroporto de Congonhas (SP) e deveria chegar a São José dos Pinhais às 9h41. Outro cancelamento ocorreu em um voo que viria do terminal de Garulhos (SP) e pousaria no Afonso Pena às 12h37.

Com relação às decolagens, um voo da TAM que partiria do Afonso Pena para o aeroporto de Congonhas, às 10h23, também foi cancelado.

Três voos de outras empresas também tinham sido canceladas em São José dos Pinhais.

Além desses, um cancelamento ocorreu no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, e outro no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, segundo a Infraero.

A assessoria de imprensa do Afonso Pena informou que a situação do terminal era tranquila nesta manhã. O quadro é diferente do que foi observado no domingo, em São José dos Pinhais, quando as filas no terminal eram grandes e as salas de embarque estavam lotadas.

A TAM, maior companhia aérea do Brasil, registrava índice de atrasos de 21,7% nesta segunda-feira (29) em todo país. Isso ocorre um dia após cancelamentos em aeroportos do Brasil e uma semana depois de uma reunião das companhias aéreas com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para evitar transtornos e tumultos na movimentada temporada de fim de ano.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), entre as 0h e 12h desta segunda-feira, a TAM era a companhia com maior número de voos atrasados: 79 num total de 364 programados, equivalente a um índice 21,7%.

Enquanto isso, o índice de atrasos de sua principal rival, a Gol, era de 7,7%, equivalente a 27 voos em um total de 350.

O total de voos atrasados, de acordo com a estatal, era de 132 em 1089 partidas, até as 12h.

No levantamento da Infraero, a TAM ainda registrava cancelamentos de 46 voos entre os 364 previstos, um índice de 12,56, enquanto a Gol contabilizava 17 voos cancelados (4,9%). O total de voos cancelados era de 70 nos 1089 previstos até as 12h.

Procurada pela Reuters nesta segunda-feira, a TAM não pôde comentar o assunto imediatamente.

A assessoria de imprensa da Infraero informou que "não houve qualquer problema nos aeroportos no final de semana e nesta segunda-feira que gerasse qualquer atraso".

A Anac está com equipes nos aeroportos em que a TAM atua e está avaliando as causas dos atrasos e cancelamentos. Se ficar comprovado que os problemas foram causados pela empresa "haverá punição", informou a assessoria de imprensa da agência.

Na segunda-feira passada, a Anac reuniu as principais companhias aéreas do país para definir medidas que evitem problemas aos passageiros no final do ano, entre elas a proibição de overbooking, ou venda de passagens além da disponibilidade de assentos. Das empresas aéreas, a agência obteve compromisso de reforço de seus quadros na temporada entre 17 de dezembro e 3 de janeiro.

Problemas com voos da TAM no domingo

A TAM também teve problemas com seus voos no domingo (28). Foram cancelados 72 voos de um total de 624 programados para 63 aeroportos (11,5% do total) do país. Além disso, foi registrada a partida com atraso de outros 114 (18,3%), segundo a Infraero.

No terminal Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o cenário no início da noite de domingo era de grandes filas e salas de embarque lotadas.

O problema foi a falta de funcionários no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A TAM informou que isso ocorreu por causa das chuvas na quinta-feira (25) e sexta-feira (26), que causaram alterações nos voos e nas escalas das tripulações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]