• Carregando...

Brasília – O ex-prefeito de Curitiba e deputado federal eleito Cássio Taniguchi (PFL) terá apenas uma rápida passagem pela Câmara, em Brasília. Taniguchi assumirá a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal. O ex-prefeito foi um dos primeiros convidados pelo governador eleito pelo Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL). O ex-governador Jaime Lerner também vai prestar consultoria ao planejamento urbano, principalmente nas questões ligadas ao trânsito e áreas territoriais, da capital federal.

A intenção principal é implantar, em Brasília, diversos projetos que deram certo em Curitiba. Entre eles os ligados ao transporte urbano, como vias exclusivas para ônibus. Outro seria a criação de uma espécie de Cidade Industrial, feita fora do Plano Piloto da capital, assim como foi em Curitiba na década de 70, ao implantar o modelo no bairro Pinheirinho.

Preocupado com a repercussão que a sua renúncia à Câmara pode causar junto aos eleitores paranaenses, Taniguchi promete que nos poucos dias que deverá permanecer no cargo de deputado, pretende apresentar alguns projetos. Entre eles estão alguns ligados ao Meio Ambiente, que deverão causar impacto ao planejamento urbano. "Quero sugerir melhorias no Estatuto das Cidades, criando mecanismos institucionais, econômicos e financeiros que precisam de aperfeiçoamento", afirma.

Como secretário, Taniguchi vai receber R$ 9,5 mil por mês. Menos que os vencimentos de deputados, que chega a R$ 12 mil. O ex-prefeito diz que usará uma brecha na lei em que deputados ao assumirem secretarias ficam com os vencimentos da Câmara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]