O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou, nesta terça-feira (31), lei que prevê acesso gratuito a medicamentos à base de canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado paulista.
O projeto, aprovado em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), é de autoria do deputado estadual Caio França (PSB). Segundo a lei sancionada, o objetivo é fornecer medicamentos à base do canabidiol "em associação com outras substâncias canabinóides, incluindo o tetrahidrocanabidiol, em caráter de excepcionalidade", no estado.
>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram
Outros objetivos pretendidos são o de diagnosticar e tratar pacientes cujo tratamento com substâncias à base de substâncias da cannabis tenha eficácia e promover políticas públicas de debate e fornecimento sobre esse medicamento. Para Lucas Gualtieri, procurador da República e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime, a medida é positiva, pois institucionaliza o acesso legal aos medicamentos e não permite outras explorações abusivas da cannabis.
“O acesso informal a esses medicamentos é muito perigoso e pode ter problemas de superdosagem e na extração. A partir do momento em que se institucionaliza o acesso ao medicamento pronto em vez de conceder acesso à planta para a pessoa extrair e fazer o que bem entender sem controle algum, penso que o risco é o mesmo de qualquer outra substância já utilizada na indústria farmacêutica”, complementa.
Canabidiol
Uma das plantas da família cannabis é a cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, que está ligada a uma série de danos à saúde. No entanto, o canabidiol, uma das substâncias da planta, possui propriedades medicinais e é utilizado no tratamento de crises convulsivas, sobretudo para crianças e adolescentes.
Como o cultivo da cannabis não é permitido no Brasil devido aos diversos riscos à saúde e à segurança pública, a demanda por medicamentos à base da planta é atendida a partir da importação dos produtos, porém isso se traduz em altos preços que muitas vezes acabam inviabilizando a aquisição.
Oposição aposta na pressão internacional para fortalecer a agenda anti-STF no Congresso
Sorteio de relatores? Barroso rejeita abrir caixa preta do STF; acompanhe o Sem Rodeios
Boulos reedita carta de Lula na semana decisiva antes do segundo turno
Com apoio de Felipe Neto, empresa quer ser Brasil Paralelo da esquerda
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora