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Tecnologia

A demora de dez dias entre o anúncio de redução e diminuição efetiva da passagem foi explicada pela necessidade de se acertar todo o sistema, desde as informações para catracas até a venda de bilhetes online.

R$ 2,9994

É o valor da tarifa técnica por passageiro que continuará a ser repassado às empresas que operam o sistema, mesmo com a redução nas tarifas.

Quem andar de ônibus hoje vai economizar R$ 0,15 em cada viagem. A diminuição do preço da tarifa, anunciada pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) há dez dias em parte por causa da mobilização popular, finalmente será sentida pelo usuário, que vai desembolsar R$ 2,70 cada vez que passar pela catraca. Aos domingos a passagem continua R$ 1,50. A demora entre o anúncio de redução e diminuição efetiva da passagem foi explicada por argumentos tecnológicos. Esse intervalo de quase dez dias seria necessário para que se acertasse todo o sistema, desde as informações para catracas até a venda de bilhetes online.

O desconto na tarifa vai acarretar em um aumento de R$ 30 milhões no déficit do sistema. Para ajudar a cobrir esse rombo, ao contrário de outras capitais que anunciaram que vão cortar investimentos em outras áreas, Curitiba adotou outra postura. Segundo Fruet, os recursos virão do corte nos gastos com publicidade para a Copa do Mundo, da intensificação na fiscalização de impostos e de uma doação de R$ 10 milhões da Câmara Municipal.

Terceira maior queda

A diminuição de 5,3% no preço, apresentada como a terceira maior queda entre as capitais que baixaram a passagem, não deixou a tarifa no patamar pago pelo usuário anteriormente. Mesmo com essa redução, as empresas que operam o sistema continuarão recebendo o valor da tarifa técnica por passageiro, que é de R$ 2,9994. Isso ocorre porque o contrato de licitação, assinado em 2010, determina que a remuneração das empresas seja feita com base nesse valor, que seria o custo real do transporte coletivo.

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