• Carregando...

Uma tartaruga da espécie Dermochelys coriacea, popularmente conhecida como tartaruga de couro, foi encontrada neste domingo (27) na Praia do Morro Branco, em Beberibe, no litoral leste cearense, a 88 quilômetros de Fortaleza. O animal, com quase dois metros de comprimento e pesando cerca de 180 quilos, estava sem uma das patas.

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) levaram a tartaruga para o município de Itarema, no litoral oeste cearense, a 220 quilômetros de Fortaleza, onde será tratada e devolvida ao mar. Os técnicos do Ibama acreditam que ela perdeu uma das patas quando foi capturada por pescadores, que, ao tentaram cortar a rede de pesca, acabaram atingindo o animal.

O Ibama também acredita que a tartaruga pode ter sido levada até Morro Branco por meio de correntes marítimas. A tartaruga de couro é uma espécie ameaçada de extinção. Por isso, é protegida internacionalmente e sua caça é proibida.

Em 2005, uma tartaruga dessa mesma espécie também foi encontrada em Morro Branco. O animal havia sido capturado por pescadores e estava sem uma das nadadeiras. Tratada no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), a tartaruga recebeu os tratamentos necessários e conseguiu atingir as condições para ser devolvida ao mar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]