• Carregando...
Os índices de sobrepeso no Brasil são maiores que os da China | Felipe Rosa/ Gazeta do Povo
Os índices de sobrepeso no Brasil são maiores que os da China| Foto: Felipe Rosa/ Gazeta do Povo

Estatística

Índice de fumantes cai, mas porcentual de diabéticos cresce

O total de brasileiros com mais de 18 anos que fumam caiu de 15,7% em 2006 para 11,3% em 2013. E a frequência de pessoas que fumam 20 ou mais cigarros por dia passou de 4,6% em 2006 para 3,4% em 2013. Segundo o estudo do Ministério da Saúde, o hábito de fumar é mais comum entre os homens - 14,4% ante 8,6% entre as mulheres.

A notícia vem em boa hora, já que a Organização Mundial da Saúde alerta para o fato de que aproximadamente uma pessoa morre a cada seis segundos devido a doenças causadas pelo fumo. Para o cardiologista Dalton Précoma, a diminuição nos índices se deve a uma maior conscientização dos males do tabaco pela população, mas também à proibição de fumo em lugares fechados.

Diabetes

O porcentual diabéticos no país, porém, cresceu 1,4% desde 2006, passando de 5,5% para 6,9% no ano passado. A doença é mais comum entre mulheres e atinge 13,4 milhões de brasileiros, segundo dados do Ibope do ano passado.

O excesso de peso no Brasil parou de crescer pela primeira vez em oito anos. É o que aponta pesquisa do Ministério da Saúde intitulada Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada ontem. Em 2013, 50,8% da população maior de 18 anos estava com sobrepeso, enquanto que, em 2012, o número era de 51%. Desde a primeira edição da pesquisa, em 2006, a média anual de crescimento dessa população era de 1,6%.

INFOGRÁFICO: Confira as mudanças na incidência de algumas doenças e costumes

"Estatisticamente é a mesma coisa, mas a redução do aumento está se consolidando", disse em entrevista coletiva o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa. O excesso de peso está relacionado ao desenvolvimento de várias doenças crônicas, como as cardiovasculares, que são as que mais matam no ocidente. É o que garante o médico cardiologista e vice-presidente do grupo de estudo de prevenção cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dalton Pré­­coma, que também leciona na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Os indicadores de sobrepeso apresentados são maiores que os da China (25,4%) e Índia (11%), mas menores do que os registrados na Rússia (59,8%) e África do Sul (65,4%). Para reduzir essa incidência, Précoma diz que as pessoas devem atentar para sete fatores de risco: colesterol, fumo, diabetes, pressão alta, obesidade, estresse e sedentarismo, nessa ordem de importância.

Hábitos

O que contribuiu para o resultado da pesquisa foi o aumento da prática de exercícios físicos e uma mudança na alimentação. "Comer melhor, com mais atividade de lazer, é o que explica a consistência do dado de que a situação do excesso de peso do brasileiro está melhorando", conclui Barbosa.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de pessoas que faziam atividade física no tempo livre pulou de 30,3% em 2009 para 33,8% ano passado. E o consumo recomendado de frutas e hortaliças – cinco ou mais porções por dia, em cinco ou mais dias da semana – aumentou 18% nos últimos oito anos, atingindo 23,6% de brasileiros em 2013.

Nesta edição do estudo, foi abordado pela primeira vez o hábito diário de substituir o almoço ou jantar por lanches de baixo valor nutritivo, como pizzas, sanduíches e salgados. O número de pessoas que adotam esse costume foi de 16,5%, sendo maior entre as mulheres (19,7%) do que entre os homens (12,6%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]