• Carregando...

Alguns motoristas que utilizam taxímetros da marca B&P, modelo TKS 56, alvo de investigação da Urbs e do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), começaram, na segunda-feira (30) a se apresentar espontaneamente para a inspeção realizada pelo Instituto. O órgão agendou a vistoria de 195 equipamentos de táxis de Curitiba. Oficialmente, as operações de fiscalização nesses taxímetros devem começar nesta terça-feira (31) e prosseguem até a sexta-feira (3).

Até a última sexta-feira (27), quatro aparelhos foram apreendidos e os responsáveis pelos veículos foram autuados e multados pelo Ipem. Na quinta-feira (26), dois desses motoristas foram também indiciados por estelionato, além dos proprietários da empresa que fabrica e instala os taxímetros. A fiscalização ocorreu no final da última semana, com a participação de agentes da Urbs.

Os taxímetros, segundo o Ipem, estavam em desconformidade com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e possibilitavam o aumento de 30% na tarifa cobrada do consumidor. Outra irregularidade encontrada pelos técnicos foi um dispositivo que ligava e desligava o aparelho, o que seria ilegal, segundo o órgão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]