• Carregando...

Em meio ao tumulto e à tensão na fronteira, o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos (Partido Colorado), visitou ontem Ciudad del Este, vizinha a Foz do Iguaçu, para inaugurar uma série de obras.

Ele atendeu pedidos feitos pelos taxistas e afirmou que o governo liberará US$ 15 mil para pagar ações judiciais contra a Receita Federal (RF) brasileira. O dinheiro servirá para os trabalhadores recuperarem os veículos apreendidos pelos fiscais nas operações anticontrabando em Foz do Iguaçu.

Na expectativa de que os primeiros 20 veículos paraguaios fossem liberados ontem e o protesto dos taxistas chegasse ao fim, o presidente comentou que o Ministro do Interior, Rogério Benitez, aguardaria a chegada dos carros na aduana de Ciudad del Este. No entanto, a atitude da RF acabou contrariando as expectativas. Ontem, no fim da tarde, os manifestantes voltaram a impedir com rigor a passagem de motos e vans com mercadorias para o lado brasileiro, o que exigiu a presença da força policial de choque na aduana.

Em discurso proferido em uma escola após encontro com os taxistas, Frutos disse que "a categoria é vítima de um sistema econômico". Ele também enfatizou a necessidade de formalizar o comércio de Ciudad del Este, onde ainda impera o contrabando de mercadorias para o Brasil. (DP)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]