• Carregando...

São Paulo – O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou problemas em prestações de contas da ordem de R$ 11 bilhões em programas federais. Segundo o tribunal, os órgãos públicos repassadores de verbas apresentaram falhas em seus sistemas de fiscalização das verbas aplicadas, em praticamente toda a administração federal. De acordo com os dados do TCU, em 69% do total de pendências sobre prestação de contas, os recursos foram liberados sem que fosse fiscalizada a aplicação dos recursos já pagos ao prestador de serviços.

O tribunal explica as falhas por "deficiências estruturais dos órgãos repassadores, controles inexistentes ou ineficientes e falta de servidores" públicos com habilitação para fiscalizar os contratos de repasse.

Em relatório encaminhado ao Congresso, o TCU determinou ao ministério do Planejamento e demais órgãos da Administração Federal a elaboração de estudo técnico para que os órgãos responsáveis pelos repasses de recursos – por meio de convênios e contratos de repasses – fiscalizem as transferências com "a estrutura mínima necessária para a boa e regular aplicação de verbas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]