• Carregando...

Os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo estão em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, para avaliar a situação das encostas da cidade para saber se há riscos de deslizamentos de terra.

Na manhã de desta segunda-feira (4), o secretário de Desenvolvimento Geraldo Alckmin esteve no local e percorreu as áreas atingidas. Ele estava acompanhado da prefeita Ana Lúcia Bilard Sicherle. Ainda há riscos de novos desabamentos, por isso o IPT dará total apoio para avaliar a segurança estrutural das edificações antes de liberar para o retorno das famílias, disse o secretário.

As chuvas dos últimos dias provocaram cheia do Rio Paraitinga, que chegou a ficar dez metros acima do nível normal e alagou 50% da cidade, causando a destruição de vários prédios do centro histórico. As chuvas também deixaram 399 famílias desabrigadas. Elas foram alojadas em igrejas, casas de voluntários e pousadas da região.

Segundo o governo, cerca de 300 profissionais da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, agentes de saúde e geólogos estão no Vale do Paraíba, auxiliando os moradores da região atingidos pelas chuvas. Até ontem, o governo afirma que 3 520 pessoas haviam sido socorridas na pelo Corpo de Bombeiros. Dois helicópteros da Polícia Militar chegaram a resgatar, entre os dias 2 e 3 de janeiro, 54 pessoas em São Luiz do Paraitinga e 13 na cidade de Cunha.

Cobertores, cestas básicas, medicamentos e material de limpeza estão sendo coletados e distribuídos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e pela Secretaria de Saúde. As doações podem ser feitas nos quartéis da Polícia Militar do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]