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Central de atendimento de emergência: problema técnico deixou o sistema lento | SECS
Central de atendimento de emergência: problema técnico deixou o sistema lento| Foto: SECS

A central de telefones de emergência da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros – que atende respectivamente pelos números 190 e 193 – completou ontem três dias com problemas técnicos. A falha, causada por uma queda no servidor, provoca demora no atendimento ou faz com que as ligações não se completem. Para minimizar a dificuldade de acesso aos números emergenciais, a PM anunciou que reforçou o po­­liciamento nas ruas de Curitiba e região metropolitana.

Ontem, a central telefônica de emergência operava de modo analógico, o que causa a lentidão no atendimento. Durante a tarde, a Gazeta do Povo testou o sistema. Em três ocasiões, o tempo médio de espera foi de quatro minutos. Em uma tentativa, a ligação foi atendida em menos de 30 segundos.

De acordo com a assessoria de imprensa da PM, a falha foi detectada por técnicos da corporação na tarde da última quarta-feira, entretanto, até a noite de quinta o problema não havia sido corrigido. Desde que a central passou a operar de modo analógico, a corporação informou que o sistema seria restabelecido "dentro de poucas horas".

O relações-públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Leonardo Mendes dos Santos, explica que quando o sistema digital falha, entra em ação o analógico. "Algu­­mas linhas ficam disponibilizadas para o atendimento e as ocorrências são anotadas manualmente. A única diferença é que não tem bina, por isso nós não conseguimos verificar a procedência da chamada e nem diagnosticar possíveis trotes", explica.

Segundo o tenente, a demora também é provocada pelo grande número de chamadas diárias. "Recebemos quatro mil ligações por dia. Destas, apenas 120 são ocorrências. A maioria das pessoas que ligam está buscando informações, o que acaba congestionando as linhas", explica.

No sistema digital, as pessoas que querem chamar para uma ocorrência aguardariam em uma linha de espera. No analógico, o telefone dá ocupado, segundo Santos.

A PM orienta os usuários a insistir nas tentativas, caso as ligações não sejam atendidas. Em nota, a polícia ressalta que o acesso às equipes da corporação pode ser feito também por meio dos telefones do Projeto Povo, cujos números podem ser obtidos no site www.policiamilitar.pr.gov.br.

A PM informa ainda que re­­forçou o policiamento, au­­men­­tando o número de viaturas circulando nas ruas e o efetivo destacado para o atendimento à po­­pula­­ção. Entretanto, a assessoria de imprensa não especificou de quanto foi este aumento, nem disse se esta ação teve algum impacto prático – nú­­mero de apreensões, prisões e abordagens.

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