• Carregando...
 | Divulgação/Pixabay
| Foto: Divulgação/Pixabay

Serviço gratuito da Prefeitura de Curitiba que esclarece dúvidas em relação ao uso da língua portuguesa, o Telegramática chegou, em maio, a 1,5 milhão de atendimentos. No ano passado, o serviço completou 30 anos. A informação foi divulgada na terça-feira (7) pela administração municipal.

A maior parte das consultas, que podem ser feitas por telefone e pela internet, foi para esclarecer dúvidas gramaticais sobre o emprego do hífen, o uso de prefixos e sufixos, além de termos necessários para a redação de documentos oficiais e relatórios de trabalho. Nos cerca de seis mil atendimentos mensais também são registrados casos menos comuns, como pedidos de ajuda para compreender textos de bulas de remédio.

Leia também: 80% das ligações ao Telegramática se referem às novas regras

As dúvidas são sanadas por oito consultores, que são professores da rede municipal de ensino e especialistas em língua portuguesa. A equipe utiliza dicionários de sinônimos e antônimos, etimologias, linguística, regência e até livros de administração, finanças e direito.

Segundo informações da prefeitura, quem busca o serviço são estudantes, professores, jornalistas, médicos, escritos e advogados, que muitas vezes sequer residem no Brasil.

Consultas

Quem deseja consultar o Telegramática deve telefonar para (41) 3218-2425 ou acessar o site do serviço. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]