• Carregando...

Provavelmente você não foi o único a pensar pelo menos duas vezes na hora de sair debaixo das cobertas nesta terça-feira. Realmente fez muito frio na madrugada e início de manhã. A responsável foi uma massa de ar polar que está sobre o Paraná que derrubou as temperaturas. Resultado: Palmas (Sul) registrou a menor temperatura do Paraná no ano, - 3,8ºC. Em julho o Instituto Simepar havia registrado - 2,5ºC.

Em Curitiba não foi diferente. Apesar do Sol, entre as 6h e 7h, a temperatura estava 1,3ºC - a menor do ano. Às 8h20 os termômetros registravam apenas 3,8ºC, mas nas ruas a sensação térmica era de 0ºC, por causa da ação do vento. Nas ruas se via apenas os olhos dos que enfrentavam o frio para ir para o trabalho ou para a escola. Em Pinhais, na região metropolitana, os termômetros marcaram - 1ºC. Em Piraquara, município vizinho de Pinhais, a geada mudou o cenário.

Nas regiões Central e Oeste a temperatura ficou abaixo de 0ºC. Em Guarapuava a mínima foi de - 3ºC. Em Toledo (Oeste), o Simepar registrou - 1,5ºC. Em Cascavel, também no Oeste, a temperatura estava positiva: 0,2ºC. No Norte do Paraná, na cidade de Apucarana, os termômetros marcaram 2,4ºC. E em Maringá (Noroeste), a mínima chegou aos 3ºC.

Geada

Além das temperaturas baixas, o Simepar registrou formação de geada de intensidade moderada a forte nas regiões dos Campos Gerais, Centro e Sul do Paraná. Nas demais áreas, a intensidade varia de fraca a moderada, inclusive entre a Região Metropolitana e na região cafeeira, no Norte do Estado. Essa massa de ar polar está se deslocando para o oceano, mas ainda influência o tempo no Paraná na tarde e noite desta terça-feria, e ao longo de toda a quarta-feira. Somente na quinta-feira é que esta massa perde força.

Previsão para terça-feira

A previsão para esta terça-feira, segundo o meteorologista Marcelo Brauer, do Simepar, é que o Sol brilhe em todo o estado. "Apesar do Sol, as temperaturas serão baixas. Não se enganem com o Sol, saia bastante agasalhado", alerta Brauer. Na capital, e em Guarapuava, a máxima não deve passar dos 15ºC nesta terça-feira.

Brauer explica ainda que a previsão para esta quarta-feira é de temperaturas muito baixas. "Em Curitiba, deve ficar abaixo dos 5ºC. Há previsão de geada em praticamente todo o Paraná", conta.

Taxa crítica da umidade relativa do ar

Além do frio, a massa de ar polar deve baixar consideravelmente a umidade relativa do ar nas regiões Oeste, Norte e Noroeste. Na parte da tarde, diz o meteorologista, a taxa deve oscilar entre 20% e 30% - índice crítico. "O que acontece é que esta massa de ar frio e seco inibe a formação de nuvens, baixando a umidade relativa do ar", explica o meteorologista.Veja em vídeo como foi a manhã gelada em algumas cidades do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]