• Carregando...
Vídeo | Reprodução RPC TV
Vídeo| Foto: Reprodução RPC TV

O tempo colaborou e os paranaenses puderam acompanhar o eclipse parcial do Sol na manhã desta terça-feira (11), entre 7h30 e 9h36. O fenômeno ocorre quando há um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, de forma que a sombra lunar atinge nosso planeta. As pessoas localizadas no caminho de passagem da sombra puderam ver o disco solar ser parcialmente encoberto pela Lua.

A cobertura máxima do eclipse - 22% do disco solar, não havendo diminuição relevante de luminosidade - aconteceu às 8h30, segundo relatos da astrofísica Rute Helena Trevisan, diretora do Planetário de Londrina, no Norte do estado. A população do município foi convidada a acompanhar o fenômeno e uma turma da Escola Municipal Cecília Hermínia teve uma aula especial. "Vieram mais ou menos umas 300 pessoas. Muitas crianças estiveram aqui e demos uma pequena aula antes", conta.Segundo Rute, o eclipse parcial foi visualizado com plaquetas de filtro solar, pois não é recomendado olhar diretamente para o Sol, para evitar sérios danos à visão. "Pudemos ver muito claramente. Hoje é um dia que não temos nuvens no céu, o dia está maravilhoso", afirma. A astrofísica conta que a imagem do Sol coberto pela Lua também foi projetada em um anteparo para visualização com mais segurança.

O próximo eclipse visível aos moradores do Sul do país será lunar total, no dia 21 de fevereiro de 2008. Um eclipse lunar parcial está previsto para o dia 16 de agosto de 2008.

Imagem do leitor

Registrou o eclipse do Sol no Paraná? Envie a foto para a Gazeta do Povo Online com uma descrição de onde ela foi tirada e o horário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]