• Carregando...

Diversos temporais que caíram em várias áreas do Paraná no fim da tarde e noite da última terça-feira (4) e madrugada desta quarta deixaram muitas casas danificadas e diversas famílias desabrigadas. Em Curitiba e Região Metropolitana um forte temporal na madrugada, mas, segundo informações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, os ventos não ocasionaram nenhum prejuízo para a população da capital.

De acordo com o Tenente Douglas Martin Konflanz, da Defesa Civil, a cidade mais atingida foi Pinhão, na região Sul, onde cerca de 500 casas foram destelhadas por volta das 17 horas. Muitas famílias tiveram de passar a noite no ginásio de esportes. Foram duas pancadas de chuva de granizo. Os bairros da periferia foram os que mais sofreram.

Em Cascavel, no Oeste, a tempestade deixou 21 casas destelhadas e causou muita confusão no trânsito. Por falta de visibilidade na hora da chuva de granizo, vários carros bateram. Além disso, um córrego transbordou e alagou trechos de ruas. A chuva destelhou casas também em Candói, no Sul, onde um posto de combustíveis foi totalmente destruído. Vários bairros ficaram sem energia elétrica.

Fera

Mais de três mil estudantes que participavam do Festival de Arte da Rede Pública (FERA) se assustaram com o vento forte em Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná. O teto de uma tenda armada ao ar livre voou e os jovens saíram correndo. Dez pessoas ficaram feridas. Elas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Anna Fiorillo Menarim. Foram diagnosticados pequenos traumas nos troncos e membros das crianças atendidas.

Segundo informações da Prefeitura de Castro, a maioria dos adolescentes que estava em observação médica já foi liberada e apenas um jovem precisou ser encaminhado a Ponta Grossa, por apresentar um quadro mais delicado. Celso Macedo, morador de Ponta Grossa, de 13 anos, havia sido levado ao Hospital Anna Fiorillo Menarim, em Castro, e precisou ser encaminhado a Ponta Grossa. Ele foi submetido a cirurgia devido ao traumatismo craniano revelado pela tomografia e passa bem.

Ainda segundo a prefeitura de Castro, o secretário de Estado de Saúde, Claudio Xavier, o secretário de Estado de Educação, Maurício Requião, o secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Carlos Eduardo Sanches, e o diretor do Hospital de Castro, Joaquim Oliveira, foram até a casa hospitalar e acompanharam a situação do jovem. Todos os cuidados foram prontamente tomados para garantir a saúde do estudante.

Outras cidades em que a Defesa Civil registrou destelhamentos foram: Vitorino, 18 casas; Pato Branco 20 casas; Lapa 3 casas; Pitanga 1 casa.

Previsão

A frente fria que se desloca para o norte da região Sul do Brasil foi a responsável pelos temporais registrados nas últimas horas no Paraná. O tempo nesta quarta-feira deve se manter bastante instável. Há previsão de chuvas com trovoadas na maioria das regiões e ainda persistem as condições atmosféricas favoráveis às chuvas mais intensas entre os setores Centro e Oeste.

Curitiba amanheceu com chuva que deve durar durante todo o dia. A máxima na Capital será de 20ºC com mínima de 16ºC. Umuarama, no Noroeste, deve registrar a máxima do estado com 27ºC. Em Paranaguá, no Litoral, os termômetros devem oscilar entre 18ºC e 22ºC. A mínima será registrada em Palmas, no Sul, com 14ºC.

Na quinta-feira, o clima continua sujeito a incidência de chuvas, principalmente nos setores Centro, Oeste e Noroeste.

Veja como está a situação das cidades atingidas na reportagem em vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]