• Carregando...

A tempestade que atinge a Grande São Paulo na tarde desta quinta-feira (3) deixa estragos em vários pontos da capital paulista. As avenidas Brasil e Rebouças, na Zona Oeste, ficaram debaixo d'água. Em Santo Amaro, na Zona Sul, um desabamento deixou pelo menos quatro feridos. A chuva atrapalhou a circulação de trens e parou a Avenida 23 de Maio.

O trânsito também segue complicado. Às 17h35, já havia 142 km de lentidão na cidade, índice acima da média para o dia e para o horário. Isso representava 17% das vias monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou toda a cidade em estado de atenção às 16h15. Antes disso, já chovia nas regiões Leste, Oeste, Sul e Sudeste e a Marginal Pinheiros, áreas em atenção desde as 15h30. O congestionamento em toda a cidade atingiu 125 km às 17h25, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Às 17h30, a CET contabilizava pelo menos 11 pontos de alaganento. Entre os pontos estava o Túnel Max Feffer, em Pinheiros, na Zona Oeste. A inundação era transitável, de acordo com o CGE.

Havia dois pontos intransitáveis na cidade. Na Rua Capachos, no Itaim Paulista, um trecho de 300 metros era considerado intransitável às 17h10. A Avenida Afrânio Peixoto, no Butantã, na Zona Oeste, também era considerada intransitável nos dois sentidos.

Por volta das 16h, chovia forte nos bairros da Lapa, Pinheiros e Butantã, na Zona Oeste, no Centro e na região do Carrão e de Aricanduva, na Zona Leste. Na Grande São Paulo, as pancadas de chuva eram mais intensas em Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu e em parte de Cotia.

De acordo com o CGE, o sol forte e o calor de cerca de 30° C no começo desta tarde deram força às áreas de instabilidade. Nas próximas horas, novas pancadas de chuva deverão atingir a capital. O órgão alerta ainda para a possibilidade de pontos de alagamentos, principalmente no período da noite, com a continuidade das chuvas.

Deslizamento

De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos uma casa foi soterrada por às 16h20, na altura do número 1.000 da Estrada do Jararau. Segundo as primeiras informações dos bombeiros, pelo menos três pessoas que estavam na casa ficaram soterradas. Ao todo, 16 equipes da corporação estavam no local. Até o horário, não havia informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Trens parados

A Linha 9 (Esmeralda) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) teve a circulação interrompida na tarde desta quinta. Segundo a assessoria de imprensa da CPTM, houve queda na distribuição de energia, mas os técnicos da companhia trabalhavam para restabelecer a operação dos trens.

Na Linha 8 (Diamante), houve alagamento na via por causa do temporal. Por isso, a operação foi interrompida entre as estações Lapa e Julio Prestes. A recomendação era que os passageiros fizessem a transferência para a Linha 7 (Rubi) na estação Julio Prestes até a Luz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]