• Carregando...
Tempo era bom na capital paranaense durante a manhã, mas virou repentinamente por volta do meio-dia | Marco Andre Lima/Tribuna/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Tempo era bom na capital paranaense durante a manhã, mas virou repentinamente por volta do meio-dia| Foto: Marco Andre Lima/Tribuna/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Ventos de 70 km/h causam danos em Ponta Grossa

Maria Gizele da Silva, da sucursal em Ponta Grossa

Um vendaval registrado por volta das 11 horas desta segunda-feira (11) causou danos em bairros e na área central de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Ninguém ficou ferido. O Instituto Simepar identificou uma área de instabilidade, com uma quantidade pequena de chuva, que durou poucos minutos e seguiu em direção à região de Curitiba.

O Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 20 ocorrências relacionadas a destelhamento e queda de galhos e de árvores, concentradas nos bairros da Ronda, Nova Rússia, Oficinas e São Gabriel. Em pelo menos duas situações, árvores caíram sobre carros. Foram entregues lonas aos moradores que tiveram as casas destelhadas. Os chamados começaram antes do meio-dia e foram até por volta das 14h30.

Conforme o meteorologista do Instituto Simepar Fernando Mendes, a estação do órgão em Ponta Grossa registrou ventos de 70,56 quilômetros horários, sendo que, segundo ele, ventos acima de 50 quilômetros horários já podem causar danos.

A chuva que atingiu Curitiba com força por volta das 12h30 nesta segunda-feira (11) causou estragos em pelo menos seis bairros da cidade. A estrutura de um telhado caiu sobre um ônibus e provocou ferimentos leves em crianças no Sítio Cercado, uma casa foi destelhada na Cidade Industrial e houve registro de árvores caídas no Capão da Imbuia. Transtornos também ocorrem nos bairros Pinheirinho, Campina do Siqueira e Tatuquara, que ficaram sem energia após a passagem do temporal.

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), até as 17 horas, Curitiba tinha 299 domicílios sem luz. Em outras cidades da Região Metropolitana, como Araucária, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Colombo e Cerro Azul, o número passava de 9.500 residências sem energia elétrica. A Copel espera restabelecer o fornecimento até as 22 horas desta segunda. Quem estiver sem luz pode enviar uma mensagem de texto ao número 28593 com a sigla SL e o número da unidade consumidora que consta na conta de luz.

Em Curitiba, a Defesa Civil foi acionada pouco depois do início da chuva para atender o caso envolvendo o ônibus na Rua Eduardo Pinto da Rocha. A estrutura de um telhado atingiu uma das laterais do coletivo que levava sete crianças com deficiência e um adulto. As janelas do lado afetado quebraram e estilhaços de vidro feriram sem gravidade os ocupantes.

Na Rua Durval Leopoldo Landal, na Cidade Industrial de Curitiba, o telhado de uma casa caiu. A Defesa Civil foi ao local para auxiliar os moradores e entregar lona para cobrir a casa temporariamente.

Já na Rua Jorge Batista Krosseti, Capão da Imbuia, uma árvore caiu causando transtorno aos moradores do entorno. Fato idêntico ocorreu na região metropolitana, em Fazenda Rio Grande, na Rua Seilão, bairro das Nações.

Trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que os ventos e a chuva causaram problemas no trânsito da capital, mas a situação havia sido controlada por volta das 17 horas. Somente um semáforo, entre as ruas Santo André e Avenida Prefeito Maurício Fruet, no Cajuru, continuava desligado.

A chuva

Uma nuvem preta cobriu o céu de grande parte da cidade de Curitiba por volta do meio-dia e meia desta segunda-feira (11). A chuva ocorreu porque o ambiente em parte do estado - inclusive na capital - estava muito aquecido. A previsão do Simepar é de que novos temporais, com mais intensidade, ocorram a partir do fim da tarde.

Segundo o instituto, esse primeiro temporal da segunda atingiu com força a região dos Campos Gerais, à oeste de Curitiba, antes de chegar à capital. Os bairros mais afetados em Curitiba, inicialmente, foram os da região sul, mas houve registro de precipitação intensa em toda a cidade.

Previsão

Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, relata que um sistema de baixa pressão é o responsável pela formação de uma frente fria ao longo desta segunda. O fenômeno, segundo ele, é conhecido como frontogênese e traz chuva a todo o estado, com intensidade variada, de acordo com a região.

Após a passagem dessa frente mais organizada, as temperaturas devem baixar na capital. Na terça-feira (12), a máxima, que estava prevista em 30ºC para esta segunda, chega aos 24ºC, na quarta-feira (13) aos 23ºC e na quinta-feira (14) aos 27ºC. A mínima, que foi de 17ºC, nesta segunda, será de 12ºC, na quinta.

Temporal também provoca danos no RS

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de semana provocam estragos na Região Metropolitana de Porto Alegre e no interior. De acordo com a Defesa Civil do RS, até a tarde desta segunda-feira, 11, 16 municípios haviam comunicado algum tipo de problema relacionado a alagamento, granizo ou vendaval. Ainda segundo o órgão, ao menos 1.380 pessoas já tiveram que deixar suas casas no Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]