• Carregando...
Alagamento atinge barracos na periferia de Foz do Iguaçu, uma das cidades mais afetadas pelo temporal | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Alagamento atinge barracos na periferia de Foz do Iguaçu, uma das cidades mais afetadas pelo temporal| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Chuva até amanhã

O meteorologista Marcelo Brauer, do Instituto Simepar, diz que a chuva deve continuar até amanhã no estado, inclusive com possibilidade de ocorrências de granizo em pontos isolados. No fim de semana, o clima volta a ficar quente, mas pode chover novamente. Brauer explica que a ocorrência de chuva e temporais nesta época do ano é normal e caracterizada pelo período da primavera. O ar úmido e quente predispõe as tempestades.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) alerta sobre a previsão de temporais nos estados do Paraná, Amazonas, Pará, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Tocantins a partir da madrugada de hoje. No Sudoeste, Centro-Sul e Leste do Paraná, a previsão é de chuva com rajadas de vento entre 50 e 60 km/h e não está descartada a ocorrência de granizo localizado. Segundo a Sedec, os alertas preventivos são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Colaborou Osmar Nunes

Foz do Iguaçu - Uma frente fria originária no Rio Grande do Sul provocou temporais com chuvas e fortes ventos na maior parte do Paraná ontem, causando destelhamentos, queda de árvores, alagamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica em vários municípios. A região mais atingida foi o Oeste. O Instituto Tecnológico Simepar registrou ventos de 90,4 km/h em Cascavel, 78,8 km/h em Santa Helena e 67 km/h em Foz do Iguaçu.

Nas regiões Oeste e Sudoeste, pelo menos 240 mil domicílios ficaram sem energia elétrica devido a danos causados no sistema da Copel. Em Pitanga, Centro do Paraná, 200 casas foram destelhadas. Ninguém ficou ferido. Pelo menos 18 árvores caíram. Segundo a Copel, 15 mil consumidores ficaram sem luz elétrica. A chuva forte começou às 16 horas e durou poucos minutos. Até o início da noite, 2 mil famílias ainda não tinham a energia restabelecida. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil distribuíram lonas para as famílias carentes.

Em Cascavel, os bombeiros receberam mais de 100 chamados para atender casos de destelhamento, quedas de árvores em ruas e na rede elétrica. Um barracão desabou no bairro de Interlagos.

Em Santa Helena, a 120 km de Foz do Iguaçu, o Corpo de Bombeiros atendeu seis ocorrências, quatro de queda de árvores, um destelhamento e um alagamento. Em Foz, o temporal começou a partir do meio-dia. Muitas casas e ruas foram alagadas na região central, no Porto Meira e no Jardim Manaus. O Rio Boicy, que corta o município, subiu e alagou metade de algumas residências, pondo em risco as crianças. Segundo a Defesa Civil, os moradores foram atendidos, mas não houve necessidade de removê-los para abrigos. Foz do Iguaçu já havia sido atingida por um temporal na tarde de terça-feira com rajada de vento de 105 km/h. Na ocasião, o vento destelhou duas escolas, mais de 30 casas e derrubou 14 árvores e uma placa de outdoor. Duas pessoas tiveram ferimentos leves.

Em Toledo, foram registradas 32 ocorrências, a maioria destelhamento e queda de árvores.

Em Umuarama, Noroeste do estado, os bombeiros atenderam mais de 30 chamadas de casas destelhadas e quedas de árvores. Na Avenida Rio Branco, um pé de jaca caiu sobre um Del Rey. Ninguém ficou ferido. Na PR-182, entre Palotina e Maripá, a Defesa Civil e policiais rodoviários passaram a tarde cortando árvores que caíram na pista. Em Cruzeiro do Oeste, os bombeiros registraram 20 destelhamentos de casas e quedas de árvores, principalmente na PR-323, rodovia que liga a cidade a Umuarama.

Em Campo Mourão, a cobertura de um posto de combustível, na saída para Cascavel, não suportou a velocidade do vento e desabou. O temporal na cidade, que começou por volta das 16 horas e durou cerca de 15 minutos, também derrubou a torre de transmissão da TV Carajás, afiliada da Rede Cultura. A emissora deve ficar fora do ar até amanhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]