Policiais do Cope prestaram ajuda para evitar a fuga na delegacia em São José dos Pinhais.| Foto: Colaboração/

Uma tentativa de fuga de presos na Delegacia de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba , se transformou em rebelião na noite desta quinta-feira (19). A rebelião só foi controlada na madrugada de sexta-feira (20), quando a equipe da delegacia recebeu apoio do Centro de Operações Policiais (Cope) da Polícia Civil, da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) da Polícia Militar, além da Guarda Municipal de São José dos Pinhais. Nenhum preso fugiu.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Temer autoriza envio das Forças Armadas para reforçar segurança de Natal
  • Crise na segurança deixa ministro da Justiça na berlinda

O barulho nas celas foi descoberto pelos policiais civis que estavam de plantão. Eles perceberam que os presos estavam se movimentando e articulando uma forma de escapar e logo pediram reforço na segurança do local. Do lado de dentro das celas, os presos viram que foram descobertos e começaram uma rebelião. Depois de pouco mais de uma hora, os ânimos foram contidos e a fuga evitada. Ninguém se feriu.

Publicidade

Susto nos vizinhos

A movimentação na delegacia foi registrada por vários moradores das proximidades, que ficaram com medo do que poderia acontecer. “Nós ouvíamos os presos gritando lá dentro. A sensação é de que eles conseguiriam escapar mesmo”, contou um vizinho que não quis ser identificado.

Segundo o homem, não é a primeira vez que os presos que ficam na delegacia assustam os moradores. “Convivemos com essa tensão. Ainda mais agora, com todas essas notícias que temos visto”, desabafou, referindo-se às rebeliões em presídios de todo o país. A Rua Norberto de Brito, onde fica a delegacia, chegou a ser bloqueada.

Transferência

Apesar do controle da delegacia ter sido tomado pelos policiais, a carceragem teria sido destruída pelos presos. Uma informação, ainda não confirmada pela Polícia Civil, é de que os detentos devem ser transferidos para a Casa de Custódia de Piraquara e a carceragem de São José dos Pinhais vai ser esvaziada.