Pistola usada na tentativa de arrebatar um preso nesta tarde no fórum de São José dos Pinhais| Foto: Polícia Militar

Bandidos tentaram resgatar um preso que estava numa audiência no Fórum de São José dos Pinhais

CARREGANDO :)
Veja também
  • Voluntário morre durante resgate em mata na região metropolitana
  • Caminhão carregava duas toneladas de maconha para São José dos Pinhais

Uma tentativa de resgate de um preso por volta das 14h30 da tarde desta segunda-feira (18) de dentro do Fórum de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, terminou com uma pessoa morta. Willam Lopez Clausen invadiu o Fórum armado e tentou libertar Vanderlei da Silva. Houve troca de tiros e Clausen acabou baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

Publicidade

Silva foi preso na saída de um motel acompanhado de uma menor em setembro do ano passado. O casal comemorava o assalto a um posto de gasolina. Preso, ele deu um nome falso, o que complica ainda mais a situação jurídica do suspeito.

Nesta segunda-feira, Silva foi levado ao Fórum para uma audiência. Ele responde processo por corrupção de menores, roubo, tráfico de drogas e falsidade ideológica. De acordo com a polícia, por volta das 15 horas, Silva aguardava para se ouvido quando houve a tentativa de resgate.

Clausen, que tinha 27 anos, conseguiu render um dos policiais que fazia a escolta do detento colocando um revólver na nuca dele. Ao perceber isso, outro policial reagiu e trocou tiros com o Clausen. O tiroteio aconteceu em um corredor do Fórum. Clausen recebeu dois tiros no peito. Chegou a ser levado para um pronto socorro, mas não resistiu.

Uma mulher que teria participado da tentativa de fuga foi presa de acordo com o Paraná TV 2ª Edição.

Esperado

Publicidade

Segundo o chefe de investigação da Delegacia de São José dos Pinhais, Roberto de Miranda, quando esteve preso na carceragem do distrito policial já havia a informação que haveria uma tentativa de resgatar Silva. Ele foi transferido para o Centro de Operações POliciais Especiais (Cope), na capital paranaense. Por sua vez, o Cope o transferiu para o Centro de Triagem II, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Após a tentativa de arrebatamento, Silva foi encaminhado de volta ao Centro de Triagem de Piraquara, também na região metropolitana da capital - a audiência não foi concluída.

O fórum ficou fechado durante o resto do dia. "Em face dos fatos ocorridos no interior deste fórum com disparo de arma de fogo e vítima a mm. juíza de direito determina o fechamento do prédio deste fórum. Amanhã [terça-feira, 19] expediente normal" (sic), dizia uma folha colada na porta de entrada.

"É um caso que não se imaginava que fosse acontecer. Assusta tanto a gente que trabalha como para todos os cidadãos que transitam pela rua e frequentam o fórum diariamente", declarou o advogado Marcos Martins para o Paraná TV 2ª Edição.

De acordo com Miranda, três mandados expedidos no interior do Paraná pediam a prisão de Clausen. Silva, o policial militar rendido e o que baleou Clausen estão ilesos.

Publicidade