• Carregando...
Redação incluiu charge do cartunista Paixão, da Gazeta do Povo, sobre a Rio + 20 | Paixão
Redação incluiu charge do cartunista Paixão, da Gazeta do Povo, sobre a Rio + 20| Foto: Paixão

Correção

Confira no site do Vida na Universidade (www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade) a correção da prova de Redação da UFPR. Hoje, a partir das 20h, professores dos cursos Acesso e Dom Bosco avaliam as provas específicas do 2º dia de provas.

Mais de dez mil candidatos do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazem hoje as provas específicas para vagas em 34 cursos, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Design e Direito. As portas de acesso às salas abrem às 12h45 e fecham às 13h30, meia hora antes do início das provas. As avaliações têm duração de 2h30 para quem vai fazer uma prova específica e cinco horas para quem vai fazer duas provas, mais de 6,5 mil estudantes.

Para estudantes que concorrem a 29 cursos da UFPR não haverá prova específica e o processo seletivo terminou com a prova de ontem, de Compreensão e Produção de Texto. Assim como previam os professores de cursinho, a conferência Rio + 20 foi tema de uma das cinco questões cobradas, por meio de uma charge do cartunista Paixão, publicada na Gazeta do Povo. Também foram abordados os temas violência, educação e família. O resumo cobrado era de um artigo da jornalista Eliane Brum, sobre o emprego do termo "doutor" para profissionais do Direito e da Medicina.

Cotas e resultado

Nesta edição do vestibular, a UFPR oferece 5.616 vagas em 95 opções de cursos, sendo 5.087 pelo processo seletivo UFPR e 529 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Núcleo de Concursos da UFPR, 952 candidatos não compareceram à prova ontem. O número representa 6,46% dos candidatos convocados para a segunda fase do vestibular.

Os alunos convocados para a segunda fase puderam decidir se concorreriam a uma vaga por um dos sistemas de cotas. Dos 14.726 candidatos, 3.154 (21,4%) concorrem a cotas sociais e raciais – 406 pelo sistema do governo federal, 2.459 pelo sistema de cotas sociais da UFPR e 289 pelo sistema de cotas raciais da universidade. A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 11 de janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]