Redação incluiu charge do cartunista Paixão, da Gazeta do Povo, sobre a Rio + 20| Foto: Paixão

Correção

Confira no site do Vida na Universidade (www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade) a correção da prova de Redação da UFPR. Hoje, a partir das 20h, professores dos cursos Acesso e Dom Bosco avaliam as provas específicas do 2º dia de provas.

CARREGANDO :)

Mais de dez mil candidatos do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazem hoje as provas específicas para vagas em 34 cursos, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Design e Direito. As portas de acesso às salas abrem às 12h45 e fecham às 13h30, meia hora antes do início das provas. As avaliações têm duração de 2h30 para quem vai fazer uma prova específica e cinco horas para quem vai fazer duas provas, mais de 6,5 mil estudantes.

Para estudantes que concorrem a 29 cursos da UFPR não haverá prova específica e o processo seletivo terminou com a prova de ontem, de Compreensão e Produção de Texto. Assim como previam os professores de cursinho, a conferência Rio + 20 foi tema de uma das cinco questões cobradas, por meio de uma charge do cartunista Paixão, publicada na Gazeta do Povo. Também foram abordados os temas violência, educação e família. O resumo cobrado era de um artigo da jornalista Eliane Brum, sobre o emprego do termo "doutor" para profissionais do Direito e da Medicina.

Publicidade

Cotas e resultado

Nesta edição do vestibular, a UFPR oferece 5.616 vagas em 95 opções de cursos, sendo 5.087 pelo processo seletivo UFPR e 529 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Núcleo de Concursos da UFPR, 952 candidatos não compareceram à prova ontem. O número representa 6,46% dos candidatos convocados para a segunda fase do vestibular.

Os alunos convocados para a segunda fase puderam decidir se concorreriam a uma vaga por um dos sistemas de cotas. Dos 14.726 candidatos, 3.154 (21,4%) concorrem a cotas sociais e raciais – 406 pelo sistema do governo federal, 2.459 pelo sistema de cotas sociais da UFPR e 289 pelo sistema de cotas raciais da universidade. A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 11 de janeiro.