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Terminal do Guaraituba deve receber 30 mil passeiros por dia, parte deles vindos do Terminal Alto Maracanã | Albari Rosa - Gazeta do Povo
Terminal do Guaraituba deve receber 30 mil passeiros por dia, parte deles vindos do Terminal Alto Maracanã| Foto: Albari Rosa - Gazeta do Povo

Usuários estão ansiosos para o início da operação do Terminal do Guaraituba

Relembre o caso

22 de abril de 2008 – Para terminar as reformas no Alto Maracanã, a Comec anuncia que impedirá a entrada de passageiros no terminal. Os usuários do transporte coletivo embarcariam em ruas nas proximidades.

24 de abril – Urbs e Comec entram em acordo: terminal continua em funcionamento e em obras.

25 de abril – Urbs envia quatro propostas de funcionamento do Terminal do Guaraituba. A Comec deveria arcar com os custos da compra de novos veículos e do aumento na quilometragem das linhas de ônibus que seriam transferidas. Para a Comec, essa é a responsabilidade da Urbs.

21 de agosto – Comec envia ofício à Urbs, informando que as obras pedidas estão prontas.

14 de outubro – MPF começa a investigar a situação de abandono do terminal.

15 de outubro – Comec e Urbs assinam acordo para colocar terminal em funcionamento. Comec repassaria R$ 6 milhões para a Urbs investir no terminal do Cabral.

27 de outubro – Definida a data para início da operação do Guaraituba.

O drama dos usuários do transporte coletivo de Colombo, que conviveram com obras, superlotação e empurra-empurra por quase dois anos, está chegando ao fim. Foi concluída a revitalização do Terminal Alto Maracanã e as novas plataformas começam a ser usadas na manhã deste sábado (29). Simultaneamente começa operar o Terminal Guaraituba, que vai absorver parte da demanda de passageiros. Atualmente 65 mil pessoas usam o Alto Maracanã diariamente. O novo terminal vai receber 25 mil destes passageiros e 5 mil de outras linhas, segundo a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa da Prefeitura de Curitiba responsável pelo transporte coletivo. Os ônibus vindos do bairro começarão a chegar às 5 horas da manhã deste sábado e a primeira saída do terminal será às 5h22.

Já no Alto Maracanã foram realizados os últimos testes de alinhamento das plataformas de embarque com as portas do ônibus na manhã desta sexta-feira (29). Os tapumes de madeira começaram a ser retirados, como mostrou o telejornal ParanáTV 1ª edição. Os usuários estão ansiosos para o início dos novos serviços.

O Terminal Guaraituba contará com 10 linhas alimentadoras que circularão pela região, duas linhas com destino a Curitiba passando pelo Alto Maracanã e um novo ligeirinho, que fará o percurso direto do Guaraituba para o Terminal Cabral.

Cartazes informativos para os passageiros foram afixados há duas semanas em todos os ônibus das linhas de Colombo e nos terminais. Os horários também podem ser consultados pela internet, no site da Urbs, e ainda pela central telefônica 156. Para quem telefona da região metropolitana, o número é 3350-6300.

Fique atento para as mudanças

Quem mora na região do Guaraituba poderá chegar ao novo terminal usando os seguintes alimentadores: Vila Maria do Rosário, Porteira, Paloma, Monte Castelo, Roseira, Ribeira/Francisco Coradin e Bocaiúva do Sul, Paloma/Belo Rincão, Guaraituba e Colônia Faria.

Os nomes das linhas indicam as comunidades por onde elas passam. Quase todas já eram atendidas pelos alimentadores do Terminal Alto Maracanã, que terão o itinerário seccionado para permitir a ligação direta com o novo terminal. A distância entre os dois terminais é de cerca de três quilômetros.

A partir do terminal Guaraituba, os passageiros poderão seguir até Curitiba usando o novo ligeirinho Guaraituba/Cabral, que não passará pelo terminal do Alto Maracanã. Haverá outras duas opções de linhas para a capital passando pelo Alto Maracanã: Curitiba/Guaraituba/via Maracanã, com destino ao Terminal Guadalupe, e Guaraituba/Cabral/via Maracanã, com destino ao Terminal Cabral.

As linhas alimentadoras e diretas do terminal Alto Maracanã continuarão as mesmas. A novidade será a passagem de duas novas linhas oriundas do Guaraituba (Curitiba/Guaraituba/via Maracanã e Guaraituba/Cabral/via Maracanã). O gestor de operação do transporte coletivo da Urbs, Luiz Filla, explicou que não haverá redução no número de viagens nem aumento do intervalo entre as viagens das linhas do terminal Alto Maracanã.

Impasse

O terminal foi construído pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo estadual, e será operado pela empresa curitibana de transporte coletivo. Um impasse entre as duas entidades deixou o terminal pronto e sem funcionamento por quase dez meses.

O problema só começou a ser solucionado depois que o Ministério Público Federal decidiu investigar o abandono do terminal. Os dois órgãos assinaram um termo de compromisso para colocar o terminal em funcionamento.

No encontro foi definido que a Comec repassaria R$ 6 milhões para a Urbs investir no terminal do Cabral, que será impactado com o início das operações no Guaraituba. Com isso, a Urbs fica responsável pela operação do transporte coletivo do terminal da região metropolitana.

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