Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terminal Guaraituba

Urbs começa a informar usuários sobre mudanças na terça-feira

Novo terminal terá nove linhas alimentadoras da região, duas passando pelo Terminal Alto Maracanã e um ligeirinho

Terminal do Guaraituba deve receber 30 mil passeiros por dia, parte deles vindos do Terminal Alto Maracanã | Albari Rosa - Gazeta do Povo
Terminal do Guaraituba deve receber 30 mil passeiros por dia, parte deles vindos do Terminal Alto Maracanã (Foto: Albari Rosa - Gazeta do Povo)

Os usuários de transporte coletivo de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, começarão a ser informados sobre as mudanças de ocorrerão no serviço com a entrada em funcionamento do Terminal Guaraituba nesta terça-feira (18). A Urbanização de Curitiba (Urbs) apresentou, na tarde desta segunda-feira (17), o plano detalhado de operação do novo terminal para representantes do governo estadual e da prefeitura de Colombo.

Segundo a Urbs, cartazes com informações para os passageiros serão afixados no terminal do Alto Maracanã e em todos os ônibus das linhas de Colombo, e ainda nos terminais curitibanos do Cabral, Guadalupe e CIC, por onde passam as linhas de ligação com o município vizinho. A previsão da Urbs é que o Terminal Guaraituba comece a funcionar no dia 29 de novembro.

O terminal foi construído pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo estadual, e será operado pela empresa curitibana de transporte coletivo. Um impasse entre as duas entidades deixou o terminal pronto e sem funcionamento por quase dez meses.

O problema só começou a ser solucionado depois que o Ministério Público Federal decidiu investigar o abandono do terminal. Os dois órgãos assinaram um termo de compromisso para colocar o terminal em funcionamento. Na semana passada, a Comec informou que havia concluiu todas as obras requisitadas pela Urbs para operação do Guaraituba.

Fique atento para as mudanças

Pelo plano de operação, o terminal terá 10 linhas alimentadoras que circularão pela região, duas linhas com destino a Curitiba pelo Terminal Alto Maracanã e um novo ligeirinho, que fará o percurso direto do Guaraituba para o Terminal Cabral, em Curitiba.

Quem mora na região do Guaraituba poderá chegar ao novo terminal usando os seguintes alimentadores: Vila Maria do Rosário, Porteira, Paloma, Monte Castelo, Roseira, Ribeira/Francisco Coradin e Bocaiúva do Sul, Paloma/Belo Rincão, Guaraituba e Colônia Faria.

Os nomes das linhas indicam as comunidades por onde elas passam. Quase todas já eram atendidas pelos alimentadores do Terminal Alto Maracanã, que terão o itinerário reduzido para permitir a ligação direta com o novo terminal. A distância entre os dois terminais é de cerca de três quilômetros.

A partir do terminal Guaraituba, os passageiros poderão seguir até Curitiba usando o novo ligeirinho Guaraituba/Cabral, que não passará pelo terminal do Alto Maracanã. Haverá outras duas opções de linhas para a capital passando pelo Alto Maracanã: Curitiba/Guaraituba/via Maracanã, com destino ao Terminal Guadalupe, e Guaraituba/Cabral/via Maracanã, com destino ao Terminal Cabral.

As linhas alimentadoras e diretas do terminal Alto Maracanã continuarão as mesmas. A novidade será a passagem de duas novas linhas oriundas do Guaraituba (Curitiba/Guaraituba/via Maracanã e Guaraituba/Cabral/via Maracanã). Não haverá redução no número de viagens nem aumento do intervalo entre as viagens das linhas do terminal Alto Maracanã.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.