• Carregando...

Sisu

Os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até até 23h59 de hoje para se inscrever no programa do governo federal que dá vagas em universidades públicas. As inscrições podem ser feitas no site do MEC. Até as 12 h de ontem, 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no programa. Nesta primeira edição de 2014, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.

Jornalismo e Publicidade

As seis vagas do curso de Jornalismo e outras seis do curso de Publicidade e Propaganda, que ficaram de fora do Sistema Único de Seleção (SiSU), serão disponibilizadas aos candidatos na chamada nominal do dia 14 de fevereiro, garantiu Akel Sobrinho. Segundo o reitor, o Ministério da Educação informou oficialmente a universidade, no dia 8 de janeiro, sobre a revogação da suspensão dos vestibulares desses cursos, que teria impedido a inclusão das vagas no Sisu. Em dezembro, o MEC ordenou a suspensão dos cursos depois das notas baixas em duas avaliações consecutivas no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

      A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou ontem a relação dos 4.641 aprovados no vestibular 2013/2014. Para a surpresa de muitos, as maiores notas do exame não foram obtidas por candidatos dos cursos de Medicina ou Direito, mas sim por calouros das engenharias. Para animar a festa do resultado, a Gazeta do Povo promoveu uma comemoração colorida na Praça Carlos Gomes, com a distribuição de tinta em pó aos aprovados. No campus Agrárias da UFPR, a celebração foi com o clássico banho de lama.

      Cerca de 14 mil candidatos disputaram a 2.ª fase do vestibular. Entre os aprovados, 87% residem no estado, sendo que 62% são de Curitiba e região metropolitana. Embora Medicina tenha sido o curso mais concorrido, o candidato com maior desempenho foi Carlos Eduardo Motta Carvalho Filho, do curso de Engenharia Mecânica. O calouro obteve 848,565 pontos. O ranking das maiores notas é seguido por aprovados nos cursos de Engenharia Civil (845,966), Engenharia Elétrica (830,966) e Engenharia Química (802,270).

      O resultado foi intensamente comemorada por Ana Maria Deminciano (foto no slideshow), de 17 anos. Depois de cursar todo o ensino fundamental em escola pública, as constantes notas altas lhe garantiram uma bolsa com 100% de gratuidade para estudar o ensino médio do Colégio Sesc São José. Sem fazer cursinho, e prestando vestibular pela primeira vez, Ana Maria acaba de conquistar uma vaga no curso de Agronomia. "Eu tive de estudar muito, todos os dias, principalmente em casa. E o resultado está aí", disse a caloura, exibindo a roupa enlameada depois da festa no campus Agrárias.

      Na Praça Carlos Gomes, atirando tinta em pó nas colegas estava Rita de Cássia Moreira, 18 anos. Ela também estudou por conta própria e foi aprovada na segunda tentativa. Agora, é caloura de Pedagogia. "A festa está ótima. A sensação de passar é inexplicável", disse.

      Matrícula

      Os aprovados devem comparecer ao Núcleo de Assuntos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd-NAA) entre os dias 27 e 31 de janeiro. Entre os documentos necessários para fazer a matrícula estão cópias autenticadas do certificado de conclusão do ensino médio, do histórico escolar, da certidão de nascimento ou casamento e do RG.

      Chamadas complementares serão diferentes

      Durante a coletiva de imprensa que antecedeu a divulgação do resultado, o reitor Zaki Akel Sobrinho explicou a mudança que deve ocorrer nas próximas chamadas, para o preenchimento de vagas remanescentes.

      Dessa vez, o número de candidatos convocados será o triplo do número de vagas restantes em cada curso da universidade. Nos anos anteriores, a quantidade de convocados a cada chamada era igual ao número de vagas disponíveis, mas por conta de frequentes faltas à convocação, era preciso fazer várias chamadas complementares.

      "Queremos mais agilidade no preenchimento de vagas, por isso houve a mudança", disse o reitor. Pelo novo sistema, que já é aplicado em outras universidades federais, se um curso tiver cinco vagas remanescentes, 15 candidatos serão convocados a comparecer, mas as vagas serão ocupadas pelos cinco mais bem classificados no processo seletivo que estiverem presentes na data e local definidos pela convocação. Assim, como explicita o edital, a convocação do candidato não assegura direito a vaga.

      Estão previstas três chamadas para preenchimento de vagas remanescentes. O edital da primeira convocação será publicado no dia 14 de fevereiro, o segundo no dia 28 de fevereiro e o terceiro em 25 de agosto de 2014.

      Festa do resultado

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]