• Carregando...

O francês François D’Agay é sobrinho de Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe. O personagem criado pelo escritor encantou milhares de crianças e adultos em todo o mundo e alcançou a marca de 80 milhões de exemplares vendidos. É do "principezinho" a frase "O essencial é invisível aos olhos". Atualmente, D’Agay é presidente da associação que cuida da marca e do legado deixados pelo tio. Ele veio a Curitiba para a inauguração da ampliação do Hospital Pequeno Príncipe.

Qual a importância da infância na vida de seu tio?

A criança era uma figura central na vida e na obra dele. Tinha uma importância muito grande, tanto que no livro há uma dedicatória para Léon Werth, um grande amigo dele, mas é para o Léon criança. Ele diz que "todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso". A infância e a juventude dele também foram muito marcadas por esta idéia. Certa vez, o avião dele teve um problema e caiu no deserto. Ele não sabia se sairia vivo de lá e sentia muitas saudades de casa. Mas escreveu que em algum lugar estava sua casa velha e que bastaria pensar nela para que ela existisse realmente.

O que representa esta iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe?

Com certeza meu tio ficaria muito emocionado se estivesse aqui e levaria boas lembranças. É um exemplo para dar ao mundo todo. Eles conseguiram unir diversos setores da sociedade em prol da infância. Associar diferentes componentes, como o terceiro setor, o governo e o voluntariado com o objetivo de curar crianças que têm doenças como câncer é certamente uma das mais belas coisas que se pode fazer.

O livro encantou muitas crianças e adultos em todo o mundo. Qual a relação entre as mensagens do livro e o trabalho realizado no hospital?

Esta é uma questão que trata da própria universalidade do Pequeno Príncipe. É uma história que discorre sobre o que vem do lugar mais profundo de cada um. Quando ele fala sobre o que é a verdade e de verdades que são válidas em todo o mundo está falando sobre este tipo de coisa. Eu tenho vontade de dizer que, de acordo com o pensamento de meu tio, são estas ações que estão na verdade. Tenho certeza de que ele desejaria que houvesse mais pessoas assim em todo o mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]