• Carregando...

O presidente da Cedae, Wagner Victer, afirmou que o apagão que afetou vários estado do Brasil na noite de terça-feira atingiu integralmente o abastecimento de água no estado do Rio de Janeiro.

"Ao contrário de quando a gente para o sistema para manutenção preventiva, a gente para somente um sistema e é totalmente programado, com toda a retomada planejada. O que nós tivemos é uma paralisação integral de todo o sistema de produção de água do Rio de Janeiro", disse ele.

Ele informou , por telefone ao Bom Dia Rio, na manhã desta quarta-feira (10) que os três grandes sistemas que pegam a Região Metropolitana, que é o sistema Guandu, o sistema Ribeirão das Lajes – que pega o Rio de Janeiro, Baixada e Zona oeste – e o sistema Laranjal, que pega São Gonçalo e Niterói, foram paralisados integralmente durante toda a noite e até a madrugada.

"Nós já retomamos, mas todo o processo de retomada é extremamente lento, porque todas as linhas secaram. Desde as grandes adutoras e elevatórias até o pequeno tubo que entra na casa de cada um. É um processo extremamente lento. Tem que encher cada linha, em um procedimento muito detalhado. O que faz com que muitas regiões do Rio vão demorar até 48 horas para voltar a receber água.", explicou Victer

Ele recomenda que a população continue, pelo menos em 48 horas, 72 horas, economizando água, porque faz com que o sistema volte mais rapidamente em funcionamento pleno.

"Nós já colocamos ele em funcionamento, mas todo o processo de enchimento de reservatórios e linhas é um processo lento e temos que fazer com todo o cuidado para não termos outros impactos, inclusive, na retomada", disse ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]