• Carregando...
 |
| Foto:

Cascavel – Uma nova área de lazer em Toledo, no Oeste do Paraná, será objeto de pesquisa para estudantes e futuros engenheiros de pesca. Trata-se do Centro de Visitação de Estudos e Ecossistemas Aquáticos (Aquário Municipal), que está sendo construído no Parque Ecológico Diva Paim Barth, no Centro da cidade. A principal atração do local será um aquário gigante que abrigará várias espécies de peixes nativos do Paraná.

A obra começou em julho do ano passado e está quase pronta, segundo a Secretaria de Planejamento e Estudos Estratégicos de Toledo. O investimento é de R$ 474.658,81, recursos provenientes do Paraná Urbano 2. A obra deve ser entregue nos próximos dias, mas o aquário só será aberto para visitação em 60 dias.

A abertura ao público vai depender do povoamento do aquário e da definição dos cenários, que variam de acordo com as espécies que serão colocadas. Os peixes estão sendo definidos por uma equipe de professores e alunos do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Toledo, parceira no projeto. "A nossa expectativa é de que o empreendimento torne-se uma atração turística para o município, atraindo estudantes e populares para visitação", diz a secretária de Planejamento Estratégico do município, Andressa Gurzinski Pelanda.

No aquário deverão ser expostos diversos tipos de peixes da Bacia do Rio Paraná, como pintado e dourado. Na reforma do espaço, as arquibancadas da antiga concha acústica deram lugar às paredes e na parte interna foram instalados enormes aquários. Ao todo são 47 janelas que receberão vidros com 5 centímetros de espessura para suportar a pressão da água. Cada vidro pesa 50 quilos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]