• Carregando...
Exposição faz parte das comemorações do ano do pulmão | Marcelo Elias/Agencia de Noticias Gazeta do Povo
Exposição faz parte das comemorações do ano do pulmão| Foto: Marcelo Elias/Agencia de Noticias Gazeta do Povo

Quem passar pela Praça Rui Barbosa, na região central de Curitiba, até o próximo sábado (13), vai se deparar com um pulmão gigante. Trata-se de uma estrutura inflável que reproduz o órgão humano. Os visitantes poderão caminhar pelo local e tirar dúvidas sobre as principais doenças que atigem o pulmão.

"Objetivo é esclarecer a população leiga sobre as principais doenças que acometem o pulmão, respectivos tratamentos, bem como esclarecer dúvidas sobre o tabagismo e realizar em fumantes o exame de espirometria", explicou Lêda Maria Rabelo, presidente da Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas, entidade organizadora da atividade.

A estrutura é dividida em salas, onde serão exibidos vídeos explicativos. A entrada é pela traqueia e o visitante percorre as salas da tuberculose, da asma, do câncer, da pneumonia e do tabagismo.

As visitas são monitoradas por médicos pneumologistas que estarão disponíveis para esclarecer as dúvidas e dar as orientações a população. A exposição, que faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, fica aberta até sábado, das 9h às 18h.

O tour pelo pulmão já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, São Luis, Fortaleza, Vitória e Porto Alegre, segue ainda este ano para Cuiabá e Belém.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]