Quem passar pela Praça Rui Barbosa, na região central de Curitiba, até o próximo sábado (13), vai se deparar com um pulmão gigante. Trata-se de uma estrutura inflável que reproduz o órgão humano. Os visitantes poderão caminhar pelo local e tirar dúvidas sobre as principais doenças que atigem o pulmão.
"Objetivo é esclarecer a população leiga sobre as principais doenças que acometem o pulmão, respectivos tratamentos, bem como esclarecer dúvidas sobre o tabagismo e realizar em fumantes o exame de espirometria", explicou Lêda Maria Rabelo, presidente da Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas, entidade organizadora da atividade.
A estrutura é dividida em salas, onde serão exibidos vídeos explicativos. A entrada é pela traqueia e o visitante percorre as salas da tuberculose, da asma, do câncer, da pneumonia e do tabagismo.
As visitas são monitoradas por médicos pneumologistas que estarão disponíveis para esclarecer as dúvidas e dar as orientações a população. A exposição, que faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, fica aberta até sábado, das 9h às 18h.
O tour pelo pulmão já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, São Luis, Fortaleza, Vitória e Porto Alegre, segue ainda este ano para Cuiabá e Belém.
Eleições municipais indicam ascensão de novas lideranças da direita no Brasil
Reeleição de prefeitos em capitais apontam para disputa por governos estaduais em 2026
Os vencedores e os derrotados do primeiro turno
Candidato mais rico do Brasil recebe 3% dos votos e fica em quinto lugar em eleição municipal
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião