• Carregando...

Cascavel – O posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Céu Azul, no Oeste do Paraná, virou uma barreira para os traficantes e os contrabandistas que agem na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A unidade fica na BR-277 e é responsável por boa parte das apreensões de drogas e de mercadorias contrabandeadas do Paraguai. O chefe substituto da 4.ª delegacia da PRF, de Cascavel, Dílson Rubens Betiato, atribui o resultado ao aparelhamento da corporação contra o contrabando e o narcotráfico.

No ano passado, a PRF apreendeu, no Paraná, 17,16 toneladas de maconha, sendo que, desse total, 78,93% foram feitas pela 4.ª delegacia de Cascavel, que compreende o trecho entre Medianeira e Candói - a delegacia tem postos de fiscalização em Céu Azul, Cascavel, Guaraniaçu e Laranjeiras do Sul. A delegacia também foi responsável por 75,68% das apreensões de munições e 44,76% de cigarros realizadas pela PRF no ano passado no estado.

Mesmo assim, a polícia estima que a maioria dos carregamentos de entorpecentes passa imune pela fiscalização.

Os carregamentos de drogas detidos pelos policiais tornaram conhecida a pequena Céu Azul com 10.350 habitantes. A cidade faz divisa com o Parque Nacional do Iguaçu. O chefe substituto da 4.ª delegacia conta que a PRF precisou se adaptar às mudanças constantes utilizadas pelo narcotráfico a fim de driblar a fiscalização brasileira. "A polícia passou, além do trânsito, a atuar com rigor no combate aos traficantes e aos contrabandistas", explica.

Ontem mesmo, os policiais confiscaram uma carga de 50 mil CDs e DVDs virgens que estavam escondidos nas laterais da pick-up, placas HWB-6389, da Bahia. O motorista Wanderson Pereira Matos, 24 anos, e o passageiro Hildebrando Souza de Mato, 34 anos, foram presos em flagrante por descaminho.

A localização estratégica do posto de Céu Azul é uma das explicações para o grande volume de apreensões. "É o primeiro da rota e as apreensões são mais diversificadas que as demais unidades", diz Betiato, que destaca também o aumento do efetivo policial na 4ª delegacia. Nos últimos dois anos, a corporação passou de 60 para 98 policiais distribuídos nos quatro postos de fiscalização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]