| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

CARREGANDO :)

O fluxo nas estradas paranaenses deve ser intenso já nas primeiras horas da manhã, nesta quinta-feira (24). Como o expediente na véspera de Natal é muito variado, o número de veículos deve permanecer alto até o fim da tarde, quando o comércio costuma fechar as portas. Além disso, mais gente deve sair do interior rumo à capital do que o costume, devido ao fator praia. Muitos motoristas passam pela capital antes de seguir viagem para o Litoral.

Publicidade

Calcule os custos de sua viagem pelo simulador de pedágio da Gazeta do Povo

Na BR-376, que liga Curitiba às praias catarinenses, o tráfego começa por volta das 5h e só desafoga após as 17h, segundo a concessionária Autopista Litoral Sul. Até as 15h, estão previstos 1,5 mil veículos por hora na descida da Serra. As obras na pista vão estar paralisadas até 4 de janeiro. Mas o motorista deve ficar atento aos canteiros no km 663,2, em Guaratuba, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h. Mesma situação encontrada logo à frente, no km 51,5 da BR-101, para quem segue sentido Florianópolis.

No caminho para o Litoral do Paraná o trânsito também começa já pela manhã, por volta das 7h, na BR-277. A Ecovia, que administra o trecho, informa que são esperados cerca de mil carros por hora ao longo de todo o dia, podendo chegar a dois mil por hora, em alguns horários. São vinte mil, ao longo de todo o dia. O fluxo só deve diluir após as 19h.

Quem vai para Pontal do Paraná deve encontrar uma situação melhor do que a dos verões anteriores. Isto porque a Ecovia já concluiu a obra de duplicação nos primeiros 3,5 km da PR-407. O viaduto da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, que liga a via local à BR-277, também está liberado. A obra completa de duplicação é de 19 km. O trecho concluído é considerado o mais crítico pela concessionária.

Para o interior do Paraná, pela BR-277, o fluxo também deve ser distribuído ao longo de todo o dia, em especial entre as 10h e 18h. São esperados cerca de 60 mil carros ao longo de todo o dia 24, somados os sentidos interior e capital. Representa um aumento de 124% em relação a dias normais.

Publicidade

O trânsito já foi intenso nas estradas nesta quarta-feira (23), no período da noite, entre as 18h e 22h. Nenhum acidente grave foi registrado pelas concessionárias de pedágio ou pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).