• Carregando...

Atualizado em 3/05/2006 às 19h52

Nesta quarta-feira (3), último dia para a regularização do Título de Eleitor em todo o Brasil, 4.295 pessoas foram atendidas na Central do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Curitiba. O movimento é recorde e supera os 4.011 atendidos em 2004, quando foi realizada a última regularização. Os números superam as expectativas do órgão, que atendeu um grande fluxo de pessoas na capital e nas sedes do TRE no interior do Paraná.

Uma minoria acabou que não levou a documentação correta acabou perdendo a viagem e não conseguiu fazer nem transferir o título. Contudo, o único problema mais sério encontrado durante o dia foi uma falha no sistema do TRE que tornou ainda mais demorada a espera de quem deixou para a transferir ou fazer o título de eleitor na última hora. Segundo a assessoria do TRE, o problema foi causado pela queda de uma das linhas de transmissão que interliga os sistemas de todo o país. A falha teria durado cerca de 2h30, já que o atendimento foi antecipado em duas horas, começando às 7h. Quem conseguiu regularizar a sua situação está apto a votar nas próximas eleições, que acontecem em outubro.

Na capital, das mais de quatro mil pessoas atendidas, 1.940 retiraram novos títulos de eleitor, 1.599 transferiram o seu título de outro estado, outras 27 requereram a segunda via do documento e foram realizadas ainda 729 revisões da situação eleitoral. Durante o início desta tarde em Curitiba, a fila do lado de fora do prédio da instituição tem 350 metros, quase chegando na Avenida Marechal Floriano Peixoto e ocupando quase toda a quadra do Tribunal, que fica na Rua João Parolin, no Prado Velho.

Após às 18h, horário em que estava previsto o término do prazo, apenas quem estava de posse de senhas foi atendido. De acordo com a assessoria do TRE, todos os que foram a Central em Curitiba foram atendidos.

Interior

Em Londrina, no Norte paranaense, em virtude da falha no sistema de informática, a espera por atendimento levou até cinco horas. Já em Cascavel, Oeste do estado, segundo a reportagem do Paraná Tv, a fila chegou a dobrar o quarteirão, e em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, o problema nos computadores também provocou lentidão no atendimento. À tarde, a espera chegou a três horas na cidade. Em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, muitos eleitores chegaram ao cartório de madrugada e tiveram de enfrentar uma fila de mais um quilômetro e um frio de 6ºC.

Números

Com o fim do prazo para a regularização da situação eleitoral, o movimento na central do TRE em Curitiba foi considerado recorde. Em 2006, 78.194 pessoas foram atendidas. A média diária de atendimento em períodos normais é de 500 pessoas, mas neste ano eleitoral chegou a mais de três mil atendimentos diários.

A expectativa da direção do TRE-PR é que o número de eleitores neste ano no estado chegue a 7,1 milhões. Mas esse número pode ser superado, já que até fevereiro, no último levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, já havia 7.015.414 eleitores cadastrados no Paraná. Nas eleições municipais de 2004, o número de votantes no estado foi de 6,9 milhões de eleitores. Curitiba e região metropolitana concentram um terço do total.

Veja em vídeo como foi o atendimento no TRE neste último dia para regularização

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]