• Carregando...

Um acidente de trem, em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, deixou a ferrovia que liga a capital a Rio Branco do Sul interrompida por cerca de 15 horas, ontem. Por volta das 4 horas, o segundo vagão de uma composição formada por três locomotivas e 14 vagões descarrilou. Com isso, as locomotivas e os dois primeiros vagões tombaram entre as estações Cachoeira e Almirante Tamandaré. Ninguém ficou ferido. O trem seguia de Rio Branco do Sul para o pátio Iguaçu, no Alto Boqueirão, em Curitiba.

Durante o dia todo, uma equipe de 30 homens trabalhou na liberação do trecho, o que ocorreu no início da noite de ontem. Segundo José Paulo Filippin, gerente de via permanente da América Latina Logística (ALL), concessionária do trecho, não houve prejuízos ou atrasos na entrega de carregamento porque o trecho foi liberado no mesmo dia e a companhia tem seguro. No trecho onde ocorreu o acidente passam diariamente três composições em cada sentido. "Abrimos uma sindicância para apurar o motivo do acidente. O laudo deve sair dentro de 30 dias."

De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), não houve danos ambientais. "Uma quantidade mínima de combustível foi derramada, já fizeram a sucção do que havia nos tanques, colocaram mantas e serragem para aparar o que sobrou, depois é só retirar a camada de solo", afirma a engenheira ambiental Myrian Nicolau, do IAP.

Sem contar os atropelamentos, de acordo com a ALL, neste ano foram registrados outros cinco acidentes no Paraná envolvendo composições da concessionária – sendo dois descarrilamentos e três abalroamentos (choque com outros veículos).

Em 2004, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ocorreram 184 acidentes envolvendo composições da ALL, contabilizando-se descarrilamentos, abalroamentos e, principalmente, atropelamentos. A agência ainda não fechou os números de 2005. O número de acidentes vem diminuindo desde 2002, quando detectores de descarrilamento e aparelhos de ultra-som começaram a ser instalados pela ALL.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]