• Carregando...
 |
| Foto:

Um tremor de magnitude 6 foi registrado ontem pelo Centro Nacional de Informações sobre Terremotos do Estados Unidos no Oceano Atlântico a 878 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.277 quilômetros de Natal. O sismo, registrado às 10h08 (horário de Brasília), não foi sentido na capital potiguar nem no arquipélago, mas por causa da magnitude houve alerta falso de tsunami, que correu de boca em boca e assustou a população.

O professor do Instituto de Geociência da Universidade de Brasília (UnB) João Willy Correa Rosa explica que o terremoto não representa risco de tsunami porque ocorreu em águas profundas. O abalo foi verificado pelo centro de pesquisa geológica norte-americano numa profundidade de 9 km, a 415 quilômetros do arquipélago de São Pedro e São Paulo, que tem histórico de instabilidade por estar acima de uma falha geológica. A Marinha do Brasil ainda investiga possíveis impactos na região.

Segundo o laboratório de Sis­mo­­­­logia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para haver risco de tsunami o tremor teria de ter magnitude de pelo menos 7. Além disso, o movimento foi horizontal, e só causaria tsunami se fosse vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida abruptamente. Segundo o técnico em sismologia Eduardo Menezes, tremores de terra no oceano Atlântico são comuns, e a população não deve se assustar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]