Três novos radares passam a operar em Curitiba a partir da zero hora desta quarta-feira (21). Os novos equipamentos estão nos bairros Capão Raso, Parolin e Abranches. Com isso, o total de radares em funcionamento na capital vai subir para 89. Até o final do processo de implantação, a cidade deverá ter 140 radares. A previsão inicial era de que todos estariam em operação até o final de junho.
Os equipamentos de fiscalização que começam a funcionar nesta quarta têm limite de velocidade de 60km/h. Na capital, quatro aparelhos têm limite de 40 km/h. Outros seis radares, instalados na Avenida Comendador Franco, têm limite de velocidade de 70 km/h.
Entre os novos equipamentos, dois deles nas ruas Alferes Poli e Carmelina Cavassim registram, além do excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e a parada em faixa de pedestre. Ao todo, 35 radares com estas funções já estão instalados em Curitiba.
De acordo com a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), todos os radares em funcionamento estão aferidos pelo IPEM/INMETRO e foram sinalizados.
Contratos
A substituição dos 110 aparelhos instalados em 1999 está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa que administra os radares há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. A Urbs informou que todos os radares velhos já foram retirados da cidade. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de uma determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux. Em janeiro deste ano, a Consilux foi declarada a vencedora da nova licitação. De acordo com a prefeitura, a manutenção da empresa no gerenciamento dos radares deve gerar uma economia de R$ 9 milhões nos dois anos de contrato. Pela proposta, a Urbs pagará R$ 725 mil por mês à Consilux valor que seria 34% a menos do que o previsto no edital.
Veja no mapa abaixo a localização dos 89 radares que estão em funcionamento em Curitiba.



