• Carregando...

Curitiba – Quinze ex-funcionários e diretores do Banestado, acusados de crime contra o sistema financeiro nacional, foram condenados com penas que variam entre 4 a 6 anos de reclusão, por crime de gestão fraudulenta e evasão de divisas. O julgamento foi realizado na quarta-feira, mas a decisão, do Tribunal Regional Federal (TRF), de Porto Alegre, foi divulgada no fim da tarde de ontem.

Os acusados, com cargos de direção, gerência e assessoria no banco, teriam participado de um esquema de envio ilegal de dinheiro para o exterior através das chamadas contas CC5. As fraudes ocorreram entre os anos de 1996 e 1998 e foram descobertas pelo trabalho da Força-Tarefa das CC-5, que reuniu em Curitiba procuradores da República, agentes da Polícia Federal e da Receita federal.

Dos 20 réus, apenas cinco foram absolvidos, são eles: Domingos Tarco Murta Ramalho (diretor- presidente); Valdir Antônio Perin (gerente da agência do Banestado em Nova Iorque); Wolney Darcio Oldoni (gerente da agência JK-Ceasa, de Foz do Iguaçu); Adelar Felipetti (gerente da agência JK-Ceasa, de Foz do Iguaçu) e Ercio de Paula dos Santos (gerente da agência Nova Iorque).

Entre os condenados estão o ex-assessor técnico de câmbio e operações internacionais do banco, Alaor Alvim Pereira; o ex- diretor de câmbio e operações internacionais, Aldo de Almeida Júnior; o ex-diretor de contas de depósito, Sérgio Elói Druszcz; e o gerente da agência Centro do banco em Foz do Iguaçu, Benedito Barbosa Neto. Segundo o TRF, os reús terão de pagar multas que variam de processo para processo.

O regime inicial para cumprimento da pena é o semi-aberto.

Os 15 condenados ainda podem recorrer da decisão. O processo já havia sido julgado em 1.ª instância na Justiça Federal em Curitiba, mas tanto os réus como o Ministério Público Federal recorreram.

A lista completa com os nomes e as penas dos condenados está no site da Gazeta do Povo (www.ondarpc.com.br/noticias).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]