• Carregando...

Rio – O número de pessoas picadas por escorpião em todo o Brasil triplicou, segundo controle de notificações do Ministério da Saúde enviado ao Instituto Vital Brazil: 36 mil casos foram notificados em 2005, último balanço, contra uma média de 10 a 12 mil casos em anos anteriores. As regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste são as mais afetadas. Os números surpreenderam os técnicos do Vital Brazil: pela primeira vez, afirmam, os escorpiões superaram as cobras. As vítimas atacadas por serpentes somaram 28 mil.

Acostumado a treinar até 8 mil agentes de saúde por ano no estado do Rio, o Instituto Vital Brazil atende também a demanda de outros estados.

A maior proximidade dos escorpiões com o ambiente humano está sendo provocada pelas mudanças climáticas, na avaliação do biólogo Cláudio Maurício Vieira Souza, chefe do Laboratório de Artrópodes do Instituto Vital Brazil. Segundo ele, os escorpiões encontram condições ideais de reprodução após as enchentes, mas os longos períodos de estiagem têm feito esses animais peçonhentos, que têm grande capacidade de adaptação, a procurar locais mais úmidos – como jardins, esgotos e ralos de residências – para viver.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]