• Carregando...

Está pronta a "saída honrosa" para Renan Calheiros (PMDB-AL). Concebida por José Sarney (PMDB-AP) e aceita pelo Palácio do Planalto, ela prevê um esforço concentrado da base aliada para absolver o senador em plenário do pedido de cassação. Uma vez garantido seu mandato, Renan faria um "gesto de retribuição", renunciando à presidência da Casa em nome do entendimento com a oposição e do bom andamento dos trabalhos. E ficaria com passe livre para a eleição de 2010. Os detalhes foram costurados com a participação de seu advogado, Eduardo Ferrão. Para o governo, seria uma forma de evitar o "risco Jarbas" e a ameaça de revés na prorrogação da CPMF.

***

Doutor Atkins – Renan se queixou, em almoço no Itamaraty, de ter ganho 4 kg desde o início da crise. É obrigado a deixar o paletó aberto, num estilo mais "informal".

Aloprou – A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) acaba de nomear uma nova funcionária para seu gabinete: Natália Lorenzetti. Vem a ser filha do "aloprado" Jorge Lorenzetti, que ganhou notoriedade com o dossiê contra tucanos na campanha eleitoral de 2006. Natália foi contratada como assistente parlamentar, por salário de R$ 4.133,99.

De partida – Agora que a Câmara aprovou a "fidelidade partidária relativa", quatro deputados do PPS negociam a ida para o PRB do vice José Alencar: Geraldo Thadeu (MG), Alexandre Silveira (MG), Ilderlei Cordeiro (AC) e Leandro Sampaio (RJ).

Prévia – Líderes governistas apontam o placar de 291 votos a favor da "fidelidade relativa", tema que unia toda a base, como mais uma evidência de que não será mamão com açúcar reunir 308 votos a favor da prorrogação da CPMF.

PS – Questionário em que a CUT tenta obter de deputados opiniões sobre temas como reforma agrária, aposentadoria integral e Emenda 3 traz no rodapé uma advertência: "Observamos que serão considerados contra os trabalhadores os parlamentares que não responderem a essa enquete. Os resultados serão divulgados amplamente".

Troco – A ida da diretora da Anac Denise Abreu às CPIs da Câmara e do Senado levou governistas a pedirem a convocação do secretário de Transportes do governador José Serra (PSDB), Mauro Arce, para falar sobre as obras no aeroporto de Ribeirão Preto.

Checagem – Após decisão da CPI da Câmara de prorrogar os trabalhos até o fim de setembro, a oposição solicitou a Marco Maia (PT-RS) que entregue seu relatório 15 dias antes. Tentará acordo para evitar um texto paralelo.

Airlines – O deputado José Aníbal (PSDB-SP) apresentou projeto que extingue limitação de capital estrangeiro em empresas aéreas do país.

Do ramo 1 – Gilberto Kassab (DEM) levou em consideração a passagem de Alexandre de Moraes pelo Ministério Público antes de nomeá-lo para a Secretaria de Transportes, cronicamente enrolada em questões judiciais.

Do ramo 2 – O prefeito fizera o mesmo cálculo ao colocar o promotor Dimas Ramalho na Secretaria de Serviços, responsável pelos milionários e controversos contratos de coleta de lixo da capital.

Kassab reeleito – Não se trata do prefeito, mas de seu pai, Pedro Salomão José Kassab, que conseguiu novo mandato na presidência do Conselho Estadual de Educação.

TIROTEIO

* Do filósofo José Arthur Giannotti sobre o presidente do Senado, que comparou seu julgamento ao de Sócrates.

– Antes de morrer, Sócrates pediu a Críton, seu discípulo, que sacrificasse um galo para pagar uma antiga dívida com Esculápio. Gostaríamos de saber quantos galos o senador vai sacrificar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]