• Carregando...

A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) foi condenada na 17.ª Vara Cível de Curitiba por uma série de irregularidades ambientais encontradas no Câmpus Barigui, que fica no bairro Santo Inácio. A decisão é fruto de uma ação do Ministério Público do Paraná, que alega uma área de 15 mil m2 foi desmatada no local, entre 1990 e 2010.

Além da falta da licença do Instituto Ambiental do Paraná, o local funciona sem alvará de construção, localização e funcionamento, segundo análise feita por perito a pedido do MP. Não foram encontrados, ainda, alvará dos Bombeiros e licença sanitária.

Via assessoria de imprensa, a UTP disse que não vai comentar o caso. Em sua contestação no processo, a universidade alega que efetuou reformas e adquiriu áreas para abertura de ruas, além de ter oferecido terrenos em bairros de alto padrão nos limites da cidade, como forma de compensação ambiental. Os documentos solicitados não teriam sido apresentados "em razão da burocracia estatal".

O MP argumenta que o terreno no Jardim Schaffer doado pela universidade à prefeitura de Curitiba não pode ser usado para compensação ambiental visto que o município "nem sequer é parte" no processo. O câmpus está localizado no Setor Especial de Áreas Verdes, com bosque nativo de 30 mil m2, segundo o MP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]