• Carregando...

Os gregos foram provavelmente os primeiros povos a relacionar as Sete Maravilhas do Mundo. Isto ocorreu entre os anos 150 e 120 a.C.. Extraordinários monumentos e esculturas que foram erguidas pelas mãos de homens. Construídos na Antiguidade, fascinam por sua majestade, riqueza de detalhes e magnitude até os dias de hoje.

As Pirâmidades do Egito

As 3 pirâmides de Gizé – Keóps, Quéfren e Miquerinos – foram construídas como tumbas reais. Chamada de Grande Pirâmide, Kéops, de 147 metros de altura, foi a maior construção feita pelo homem durante mais de 4 mil anos, sendo superada apenas no fim do século XIX com a construção da Torre Eiffel.

Os Jardins Suspensos da Babilônia

Os jardins talvez sejam a mais instigante das sete maravilhas. O que se sabe sobre eles é que foram construídos pelo rei Nabucodonosor no século VI a.C. para a sua esposa Amitis. O rei mandou construir o monumento com seis montes de terra artificiais para relembrar a terra natal da esposa. Não se sabe quando foram destruídos.

A Estátua de Zeus

A estátua foi construída em Olímpia no século V a.C. em homenagem ao deus grego Zeus. Construída de marfim e decorada com pedras preciosas, a obra possuía 12 metros de altura. Ela foi levada de Olímpia para Constantinopla (hoje Istambul), onde acredita-se ter sido destruída no ano de 462 d.C., por um incêndio.

Ruínas do Templo de Ártemis

Em Éfeso, na Ásia Menor, ficava o templo da deusa Ártemis. Sua construção começou na metade do século VI a.C.. Com 90 metros de altura – como a estátua da Liberdade, em Nova Iorque – e 45 de largura, o templo era decorado com magníficas obras de arte. O templo foi incendiado no século III a.C. por um certo Heróstrato, que, assim, pretendia tornar-se imortal.

O Colosso de Rodes

Uma embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, no Mediterrâneo, por volta de 280 a.C., passaria obrigatoriamente entre as pernas da enorme estátua de Apolo. É que o Colosso de Rodes, como foi chamado, tinha um pé fincado em cada margem do canal que dava acesso ao porto. A estátua ficou em pé por apenas 55 anos, quando um terremoto a jogou ao fundo da baía de Rodes.

O Mausoléu de Halicarnasso

No século IV a.C., Artemísia, mulher de Mausolo, rei da Cária, mandou construir um túmulo em homenagem ao marido: o Mausoléu de Halicarnasso. Halicarnasso era a capital da Cária – região que englobava cidades gregas ao longo do mar Egeu e das montanhas do interior e hoje faz parte da Turquia. O túmulo foi destruído, provavelmente por um terremoto, em algum momento entre os séculos XI e XV.

O farol de Alexandria

Na ilha que fica diante da cidade de Alexandria, no Egito, ergueu-se o Farol de Alexandria, tido como modelo para a construção dos que o sucederam. Com 120 metros de altura, foi construído por volta de 280 a.C. por ordem de Ptolomeu II, rei grego que governava o Egito. Calcula-se que o farol tenha sido destruído entre os séculos XII e XIV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]