• Carregando...
Turbina do Airbus A330 da Air France é resgatada: franceses seguem buscando corpos e destroços | Johann Peschel/AFP
Turbina do Airbus A330 da Air France é resgatada: franceses seguem buscando corpos e destroços| Foto: Johann Peschel/AFP

O Escritório de Investigações e Análises da Aviação Civil da França (BEA, na sigla em francês) informou ontem que resgatou uma das turbinas e os computadores de bordo do Airbus A330 da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 2009, matando 228 pessoas (216 passageiros e 12 tripulantes). As duas caixas-pretas da aeronave, que foram recuperadas no início do mês, estão a bordo do navio francês La Capricieuse e deverão chegar a Caiena, na Guiana Francesa, até quinta-feira. Elas serão enviadas por avião a Paris, onde esquipes do BEA, órgão que investiga a segurança na aviação civil, farão análises para tentar descobrir as causas do acidente.

As duas caixas-pretas – a Flight Data Recorder (gravador de dados do voo, na sigla em inglês), que contém os parâmetros técnicos como altitude, velocidade e trajetória do avião, e a Cockpit Data Recorder, que grava as conversas dos pilotos e qualquer outro som emitido na cabine, como alarmes – foram seladas, já que se tratam de provas em uma investigação judicial. O BEA deverá anunciar até o fim da semana se os cartões de memória das caixas-pretas não sofreram corrosão ou qualquer outro tipo de desgaste e se os dados contidos nos cartões poderão ser extraídos e analisados.

O navio La Capricieuse chegou no sábado à área onde outro navio, o Ile de Sein, realiza a quinta fase de buscas, situada a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira.

Na semana passada, dois corpos foram resgatados de uma profundidade de aproximadamente 3,6 mil metros. Eles foram encontrados em avançado estado de decomposição, ainda afivelados aos assentos.

O voo 447 partiu do Rio de Janeiro, por volta das 19 horas do dia 31 de maio de 2009, com destino a Paris, onde deveria pousar cerca de 11 horas depois. O último contato com o solo foi por volta de 1 hora do dia 1º de junho. No dia 2, o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, confirmou que a aeronave havia caído no mar. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha resgataram 34 corpos e encerraram as buscas no dia 26 de junho. O resgate dos demais corpos foi determinado pela justiça francesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]