• Carregando...
"A autoestima dos catarinenses ganhou alento com o carinho e a solidariedade de pessoas de todos os quadrantes" |
"A autoestima dos catarinenses ganhou alento com o carinho e a solidariedade de pessoas de todos os quadrantes"| Foto:

Depois da enchente que se abateu sobre Santa Catarina no final de novembro, as previsões para o turismo eram as mais pessimistas. Moradores e comerciantes dizem que a temporada não foi boa. Porém, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, em entrevista concedida por e-mail, diz que a procura pelo estado entre Natal e a virada de ano foi excelente. E ele espera que continue assim: "Se a temporada não for boa até o carnaval, as consequências serão péssimas para a economia".

No início de dezembro, a previsão para o turismo era pessimista. O estado chegou a estimar um prejuízo de R$ 120 milhões para o setor e a Associação Brasileira das Agências de Viagem previa faturamento comprometido para todo o verão. A temporada ainda é vista como a esperança para a reconstrução do estado?

A estimativa num primeiro momento, no clímax da catástrofe, realmente era de que o prejuízo para o turismo seria imenso. Mas a demanda turística sofreu abalo somente na época da catástrofe. A procura pelo destino Santa Catarina para passar o Natal e o réveillon foi excelente e continua normal até a presente data.

Se a temporada até o carnaval não for das melhores, quais as consequências?

Se a temporada não for boa até o carnaval, as consequências serão péssimas para a economia.

Qual a importância do turismo para Santa Catarina? Quanto movimenta na economia estadual?

A importância do turismo para a economia estadual é fundamental. O estado foi escolhido pela segunda vez consecutiva como melhor destino turístico do país. Pelos últimos dados pesquisados, a receita geral estimada em reais no período de um ano (outubro 2007 a setembro 2008) gerou R$ 9,8 bilhões, representando 15,15% da economia do estado.

Um turista que comprou um pacote para o litoral catarinense no carnaval, por exemplo, tem quais garantias de que não encontrará estradas obstruídas nem alagamentos?

A vinda dos turistas a Santa Catarina costuma ser baseada na informação e no conhecimento de que nosso estado possui os melhores destinos turísticos do Brasil. É uma viagem que promete ser inesquecível. O governo do estado, em parceria com o governo federal e as prefeituras, está fazendo sua parte para manter as rodovias em perfeito estado de segurança para utilização.

Como prevenir próximas inundações? Investir em prevenção é mais barato do que reconstruir, correto?

A natureza tem proporcionado surpresas ao ser humano, notadamente no aspecto climático, em todos os cantos do mundo. A quantidade de chuva que caiu na região do Vale do Itajaí em novembro foi a maior já vista na história do nosso estado. Diante da catástrofe, atuamos em cinco frentes de trabalho. A primeira foi de salvar vidas e abrigar os atingidos. A segunda, alimentando-os e buscando imunizá-los para contornar a possibilidade de uma crise epidemiológica. A limpeza e desobstrução das ruas dos locais atingidos foi a terceira etapa, vindo em seguida a reconstrução da infraestrutura das cidades. Por último estamos investindo na pesquisa e investigação dos fenômenos naturais. O decreto que instituiu o Grupo Técnico Científico diz que o grupo terá caráter permanente de atuação, gerando um processo imediato de avaliação e análise contínua das ações mitigatórias, adaptativas e de monitoramento ambiental, propondo ao governo medidas de natureza pública para fortalecer o sistema de prevenção às catástrofes naturais em Santa Catarina.

Além do turismo, como Santa Catarina pretende se reerguer?

Santa Catarina tem gente de fibra e de coragem que não costuma se dobrar diante das dificuldades. Foi assim ao longo de sua história e não vai deixar de acontecer neste momento. A autoestima dos catarinenses ganhou alento com o carinho e a solidariedade de pessoas de todos os quadrantes. Temos uma economia diversificada, que não depende exclusivamente de um setor para continuar movendo o crescimento econômico. Enquanto um recupera suas forças, os demais continuam fazendo sua parte para que as coisas entrem nos eixos e o estado mantenha a primazia nos indicadores de crescimento e qualidade de vida de sua população.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]