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Turistas provenientes de 80% dos países do mundo visitaram o Parque Nacional do Iguaçu em 2006. Dos 193 países existentes, visitantes de 156 estiveram em Foz do Iguaçu para conhecer as cataratas. Gente de nações tão diferentes e "escondidas no mapa" como Myanmar, Moldova, Palau e São Vicente e Granadinas. Eles foram representados por grupos de no máximo dez turistas. Já o topo da lista dos países que mais mandam gente para Foz ficou o mesmo de anos anteriores. Na ordem: o próprio Brasil, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Paraguai, Alemanha, Reino Unido, Itália e Chile.

A diversidade ameniza a queda no fluxo de visitas de 1 milhão em 2005 para 954 mil em 2006, conforme controle feito pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas a diminuição refletiu na miscelânea de etnias, que oscilou de 160 em 2005 para 156 em 2006. A queda é atribuída à estiagem que praticamente fez sumir as quedas de água no meio do ano passado, à Copa do Mundo, à crise da Varig e ao apagão aéreo.

Maioria entre os turistas do parque, os estrangeiros esbanjam adjetivos para tentar definir as cataratas. Foi o caso do sul-coreano Park Jung-Do, 64 anos, presidente da igreja presbiteriana Daegu Elders Choir, que conheceu as Cataratas acompanhado por 70 membros do coral da congregação religiosa.

Após caminhar pelas passarelas, Jung-Do disse nunca ter visto algo parecido. "Os brasileiros são abençoados por terem uma beleza dessa magnitude. Estamos todos encantados com essa maravilha." O grupo se preparou durante cinco anos para viajar a Foz.

O casal de engenheiros colombianos Paula, 29, e Luiz Osório, 31, visitaram as Cataratas do Iguaçu no lado argentino e brasileiro nesta semana. Encantados, prometem indicar o destino a amigos em seu país. "O volume d’água é imenso e o banho na névoa lava a alma", afirma Luiz.

O gerente-geral da Cataratas do Iguaçu S.A. (concessionária que administra o parque), Celso Vitrio Florêncio, considera o movimento de 2006 bom. Para ele, parceria entre órgãos públicos e privados, como o Iguassu Convention & Visitors Bureau e o Sindicato Nacional de Parque e Atrações Turísticas tem garantido a divulgação da cidade em feiras de turismo e em publicações internacionais.

Um exemplo disso é a brochura com informações sobre os principais parques e atrações turísticas do Brasil, material no qual o Parque Nacional do Iguaçu é destaque. A publicação, com versões em inglês e espanhol, está exposta em escritórios estratégicos da Embratur em diversos países. "É um reforço importante na divulgação da cidade", diz o gerente-geral.

A parceria é repetida para viabilizar a participação em feiras na Europa. "Nossa equipe atua ainda em eventos na América do Sul." Para garantir uma fatia maior no cenário internacional, os técnicos planejam a realização da Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu.

Serviço: Quinta-feira o preço do ingresso no parque será reajustado. Os valores para brasileiros passam a ser R$ 12,65 (adultos) e R$ 5,15 (crianças e idosos). Moradores da região pagam R$ 3 eR$ 1,50, respectivamente. Para estrangeiros do Mercosul o preço vai paraR$ 17,15 e para de outros países o preço será R$ 20,15. Crianças estrangeiras de qualquer nacionalidade pagarão R$ 5,15.

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