• Carregando...

Até maio ou mais tardar junho, turistas que visitam o Parque Nacional do Iguaçu usufruirão de mais um atrativo. Nesta terça-feira, cerca de 30 operários contratados para a construção do Espaço Tarobá, na trilha de acesso às Cataratas do Iguaçu, deram início à obra. O espaço é a última benfeitoria prevista em contrato entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. – administradora do sistema de visitação no parque.

Com 230 metros quadrados de área, a edificação orçada em R$ 450 mil, contará com dois decks. O piso superior será reservado à contemplação do conjunto de saltos Três Mosqueteiros, terá acesso à rodovia e poderá receber exposições e eventos. Na parte de baixo funcionará um quiosque, onde serão vendidos apenas sucos, sorvetes, refrigerantes e água. Alimentos não farão parte das opções, para evitar que os quatis sejam alimentados pelos visitantes.

Banheiros – um exclusivo para portadores de deficiências –, mesas, bancos e cadeiras também farão parte da estrutura erguida próximo do meio da trilha de 1,6 quilômetro até os mirantes e a passarela das cataratas. O espaço, com acesso facilitado e adaptado com rampas e corrimões, irá atender principalmente idosos e crianças, que sentem dificuldade para completar todo o percurso sem nenhuma parada.

A Iguaçu Engenharia e Construção Ltda, responsável pela execução, deve entregar a estrutura em até 120 dias, cumprindo o contrato com a concessionária. Todo o processo de instalação e posterior manutenção deverá obedecer ao Plano de Gestão Ambiental que vem sendo implantado na unidade desde 2005. O tratamento de afluentes está entre os itens obrigatórios para a aprovação do projeto.

Investimentos

No total, desde 1999, quando a concessionária assumiu as obras de revitalização, foram investidos R$ 31 milhões em equipamentos, reestruturação de mirantes e a construção do Restaurante Porto Canoas, entre outros.

Planejado para ser entregue ainda no ano passado, o Espaço Tarobá será concluído quase um ano após o previsto – o prazo foi prorrogado por conta de metas estabelecidas pela concessionária e do aditivo contratual, válido até 2020. "A prioridade é garantir segurança e infra-estrutura em condições de receber os turistas que chegam ao parque. Por isso, foram determinadas obras em outros pontos", justificou o gerente Celso Vitrio Florêncio. Em 2006, aproximadamente 950 mil turistas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]