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Atividades diversificadas

Por meio do jornal, a turma também trabalhou cálculos, montou um bazar, interpretou música e produziu até poesia. Silmara conta que sempre relaciona as atividades – que são propostas pelos próprios alunos – aos conteúdos escolares.

Quem disse que uma aula rica em conteúdos também não pode ser divertida? Essa foi a proposta das professoras Silmara Bertolino e Eneleia Tedoro da Silva, da Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’Elboux, em Curitiba, que participa do projeto Ler e Pensar com o patrocínio da Associação Comercial do Paraná. "O intuito é fazer com que a criança tenha a capacidade de exercer cidadania, além de contribuir com seu desenvolvimento intelectual, socializando o conhecimento com familiares e comunidade de forma ampla", declara Silmara. A leitura do periódico já era atividade diária na sala, mas a inovação veio com a proposta de levar para a casa dos estudantes. Lá, cada aluno discute em família as notícias lidas, para depois voltar à escola e compartilhar a experiência. Pensando em trabalhar ainda mais a oralidade e a expressão, surgiu a ideia da "Tv escolar está no ar". Durante a semana, com a ajuda dos pais, o aluno prepara uma notícia e, em dia combinado, durante a aula de Português, apresenta para todos, sendo filmado pelos próprios colegas, em forma de telejornal. "Conforme foi acontecendo, houve interesse em fabricar um cenário cada vez mais refinado; a timidez foi deixada de lado e várias apresentações foram feitas. As crianças perceberam a importância da escrita e da leitura na transmissão das informações de forma clara e objetiva." Neste mês, a "TV escolar" abordou o tema Escolha Consciente. O resultado? Eles expõem suas ideias, votam nos melhores trabalhos, pesquisam, escrevem e leem melhor. "São muito mais críticos e querem exercer sua cidadania, conhecendo seus direitos e deveres e auxiliando os outros a também cumprirem seu papel de cidadão", comemora a professora.

Oficina de histórias em quadrinhos

Outro momento que gerou entusiasmo foi o trabalho com as charges. Desde o início, a professora percebeu que a aluna Letícia Salvador, que é tímida, se encantou com o tema, e seus olhos brilharam. O motivo, ela revelou: seu irmão também desenhava e criava histórias. Assim, a turma começou a estudar tirinhas. O irmão, o também professor Ricardo Salvador, foi convidado pela escola para realizar voluntariamente uma oficina com todos os estudantes dos 4º e 5º anos. Foi ele, aliás, quem ensinou a turma a utilizar a câmera de vídeo nas filmagens da "Tv escolar".

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