Atividades diversificadas
Por meio do jornal, a turma também trabalhou cálculos, montou um bazar, interpretou música e produziu até poesia. Silmara conta que sempre relaciona as atividades que são propostas pelos próprios alunos aos conteúdos escolares.
Quem disse que uma aula rica em conteúdos também não pode ser divertida? Essa foi a proposta das professoras Silmara Bertolino e Eneleia Tedoro da Silva, da Escola Municipal Dom Manuel da Silveira DElboux, em Curitiba, que participa do projeto Ler e Pensar com o patrocínio da Associação Comercial do Paraná. "O intuito é fazer com que a criança tenha a capacidade de exercer cidadania, além de contribuir com seu desenvolvimento intelectual, socializando o conhecimento com familiares e comunidade de forma ampla", declara Silmara. A leitura do periódico já era atividade diária na sala, mas a inovação veio com a proposta de levar para a casa dos estudantes. Lá, cada aluno discute em família as notícias lidas, para depois voltar à escola e compartilhar a experiência. Pensando em trabalhar ainda mais a oralidade e a expressão, surgiu a ideia da "Tv escolar está no ar". Durante a semana, com a ajuda dos pais, o aluno prepara uma notícia e, em dia combinado, durante a aula de Português, apresenta para todos, sendo filmado pelos próprios colegas, em forma de telejornal. "Conforme foi acontecendo, houve interesse em fabricar um cenário cada vez mais refinado; a timidez foi deixada de lado e várias apresentações foram feitas. As crianças perceberam a importância da escrita e da leitura na transmissão das informações de forma clara e objetiva." Neste mês, a "TV escolar" abordou o tema Escolha Consciente. O resultado? Eles expõem suas ideias, votam nos melhores trabalhos, pesquisam, escrevem e leem melhor. "São muito mais críticos e querem exercer sua cidadania, conhecendo seus direitos e deveres e auxiliando os outros a também cumprirem seu papel de cidadão", comemora a professora.
Oficina de histórias em quadrinhos
Outro momento que gerou entusiasmo foi o trabalho com as charges. Desde o início, a professora percebeu que a aluna Letícia Salvador, que é tímida, se encantou com o tema, e seus olhos brilharam. O motivo, ela revelou: seu irmão também desenhava e criava histórias. Assim, a turma começou a estudar tirinhas. O irmão, o também professor Ricardo Salvador, foi convidado pela escola para realizar voluntariamente uma oficina com todos os estudantes dos 4º e 5º anos. Foi ele, aliás, quem ensinou a turma a utilizar a câmera de vídeo nas filmagens da "Tv escolar".
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